A PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Rodrigo Sales • 6/6/2022 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: DIANA SALES FERREIRA | RGM: 23980478 |
Instituição: CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL – ITUPEVA / SP | Data: 08/03/2022 |
Curso: PEDAGOGIA | |
Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Atividade: ATIVIDADE REFLEXIVA I |
A IMPORTANCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
A formação profissional de um professor exige que este formando busque dentro das teorias aprendidas o sentido prático dos processos de aprendizagem, pois para realizar com qualidade a tarefa de ser agente educador é necessário que este agente seja capaz de identificar as individualidades de seus alunos podendo assim desenvolver sua relação afetiva com eles.
O Estagio se apresenta como o elo que vai interligar a teoria e a prática, proporcionando que o estagiário utilize os métodos aprendidos no decorrer de seu curso e fazer com que estes métodos contribuam para a utilização das experiencias teóricas na prática.
Ao longo do tempo, o avanço de pesquisas nos mostrou que o processo de aprendizagem conta com diversas esferas que vão além de somente a transcrição de conteúdo do professor para o aluno, seja ela escrita ou oral. Este avanço hoje nos mostra que é necessária uma conexão entre o aluno e o professor, conexão esta criada através da convivência e troca de experiencias que são estruturadas através do contato que o estágio proporciona e este profissional em formação. Este avanço também criou uma outra imagem e papel da criança na sociedade, tornando-a não mais como um ser dependente, frágil, incapaz e sim como um membro da sociedade, com direitos assegurados, inclusive no que envolve a educação.
O estágio é a oportunidade de o educador colocar em prática o conhecimento adquirido em seu curso sobre as competências que são essenciais para que seja construído um processo de aprendizagem alinhados ao desenvolvimento de habilidades e construção de valores, estes conhecimentos são apresentados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A BNCC elenca 10 competências gerais na educação básica, entre elas está a importância de valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais as mundiais e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural, sinteticamente anexada a competência de Senso estético e repertório cultural.
Um exemplo bem sucedido desta competência em prática, pode ser visto no Festival de Mostra Cultural das Escolas de MS e Festival MS in Concert, evento que acontece todo ano e convoca as mais diversas escolas do estado para se apresentarem após aprofundado estudo sobre a cultura nacional e internacional, trazendo não somente o aluno, mas toda a equipe escolar, incluindo professores, diretores, etc. Estes eventos trazem aos seus participantes além do conteúdo aprendido, uma dose de orgulho de suas raízes e culturas, além de expandir o conhecimento sobre outras culturas, sejam elas nacionais ou estrangeiras.
O envolvimento do educador com os alunos e a instituição de ensino introduz este educador no cenário que compõe este processo, ligando-o diretamente a realidade profissional onde ele será inserido, o que chamamos de abordagem qualitativa, que nos remete ao envolvimento deste profissional para elaboração de planos de ação partindo das observações comportamentais percebidas por este educador em formação.
O estágio e suas nuances são fatores importantíssimos na construção da identidade do professor, pois o estágio proporciona ao docente o reconhecimento de teses aprendidas e como estas teses se aplicam, além de estimular novas práticas através das análises realizadas, dispondo do conhecimento teórico e proporcionando ao docente a diretriz de aplicação prática de fundamentos aprendidos em seu curso de formação.
...