A Politica Educacional de Valdemir Pires
Por: Thamara Souza • 1/12/2018 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 1.618 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Sociais - CCSO
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Disciplina: Política e Planejamento Educacional
Docente: Carlos André Sousa Dublante
Discente: Werberth de Ribamar Pereira de Oliveira Junior
Resenha do texto A Política Educacional de Valdemir Pires
O texto inicia-se com uma pequena definição de política educacional, onde diz que é o “conjunto de diretrizes, decisões e ações, sob controle estatal, visando promover a educação formal” (PIRES, 2005), sendo aquela educação que é proposta em nossas escolas, que além de tudo isso esta ligada a gestão educacional, que o autor coloca como conjunto de meios e processos utilizados para concretizar à política educacional, determinando e sendo determinada por ela.
O autor coloca um breve histórico da educação publica em nossa sociedade com base em uma citação do autor Luzuriaga (1950), onde apresenta a educação medieval que com a reforma sofre grandes transformação o que faz com que recorrem as autoridades oficiais para continuar com o desenvolvimento de suas ideias, e então surge a educação publica religiosa, e assim com o passar do tempo e de vários fatores históricos foi sendo modificada e desenvolvida para chegar na educação publica de hoje, porem o autor citado coloca que nem sempre esse desenvolvimento nem sempre foi retilíneo, teve suas paradas e retrocessos.
Logo após esse breve histórico o autor nos apresenta a política educacional atual, nos países capitalistas, que é pública, pois é traçada e implementada pelo governo. Nos apresenta a política educacional como política social, quando esta é utilizada para a finalidade de melhorar as condições de vida ao terem acesso aos benefícios oferecidos por essa política, também pode ser considerada política econômica, pois a partir do momento que ela qualifica para o mercado de trabalho, esta ligada a essa política.
Mais adiante o Pires começa a falar da avaliação dessa política, e diz que pode ser feita por diferentes perspectivas, enquanto politica pública, verificando se de fato é de caráter público em seus mecanismos, e se for o caso de uma avaliação negativa em um dos mecanismos, ela se torna privada e deixa de ser pública. E fala também da perspectiva de política social e econômica, cada uma com sua especificidade, tendo sempre a avaliação positiva e a negativa. O autor também coloca a importância de se avaliar a política educacional, pois ela é de importante atuação governamental.
E assim Pires vai detalhando a importância da politica educacional, de sua avaliação ser feita corretamente, o quanto é importante que essa politica seja levada mais a sério, e colocando seu ponto de vista de maneira crítica, afim de que desperte em seus leitores um olhar além e questionador.
...