A Prática de Ensino em Gestão Educacional
Por: tatianaprofmkt • 8/5/2022 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Nome Completo: Tatiana de Oliveira Reis | RGM:23483997 |
Instituição: Unifran | Data: 26/11/2021 |
Curso: Pedagogia - Licenciatura | |
Disciplina: Prática de Ensino em Gestão Educacional |
A gestão escolar, hoje, é praticada em todos os setores da instituição, onde o gestor precisa estar alinhado ao pedagógico e suas práticas, acessível aos alunos e famílias, atento as finanças (merenda, materiais, limpeza, etc) e coordenando o todo com o auxílio de sua equipe.
A proposta da Educação Integral está ainda no início e sim, está caminhando a passos largos para atingir o objetivo proposto na BNCC:
(…) a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. (BNCC, 2018, pág. 14)
É importante que fique clara a necessidade de adaptações tanto do corpo docente quanto das estruturas físicas das instituições, para recepcionar o aluno de maneira adequada. É possível, que em 2024, as escolas tenham plenas condições de oferecer uma educação plena e de qualidade em tempo integral. Assim deve-se investir, hoje, na observação de resultados das instituições que já oferecem essa modalidade de ensino, escutar atentamente as observações das equipes, desde a cantina até o coordenador pedagógico, e principalmente entender, para atender a comunidade escolar de forma efetiva.
Dentro da proposta de escolas em tempo integral, é pertinente falar da oferta da Educação Profissional, como uma importante modalidade de aprendizado para o jovem, proporcionado mais oportunidades profissionais e reduzindo as desigualdades existente no país. Uma vez que, de acordo com o site do Conselho regional os técnicos industriais da Bahia,
“Os diferentes extratos contidos em nossa estrutura social nos levam a repensar o modelo de empregabilidade ideal para uma grande parcela de brasileiros e brasileiras, sobretudo para os indivíduos oriundos das famílias mais pobres.” (https://www.crtba.org.br/a-importancia-do-ensino-tecnico-no-brasil/)
De acordo com o Ex-Ministro da Educação, Renato Jaime Ribeiro, em 13 de agosto de 2015, em visita à WorldSkills, no Anhembi Parque, em São Paulo, “Temos de acabar com o preconceito com o ensino técnico; ele não deve ser encarado como uma opção secundária” e para isso, observa-se um rela esforço na conquista do benefício de uma educação técnica de qualidade por parte do ministério da educação, secretarias e escolas. Haja vista que, ainda conforme o ex-ministro Renato Jaime Ribeiro “Entre 1909 e 2003, foram construídas 140 instituições de ensino técnico, e esse número saltou para 562 unidades com a expansão, iniciada em 2004, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.”
...