A Relação Entre Arte e Lúdico no Processo de Aprendizagem no Contexto da Educação Infantil
Por: cintiadsouto • 31/8/2022 • Projeto de pesquisa • 4.410 Palavras (18 Páginas) • 146 Visualizações
A Relação entre Arte e Lúdico no Processo de Aprendizagem no
Contexto da Educação Infantil
Resumo
O presente artigo teve como objetivo geral analisar as interfaces entre a Arte e a Ludicidade e suas contribuições para o processo de aprendizagem na Educação Infantil e, especificamente buscou-se Identificar como o ensino da arte pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil verificando ainda o papel do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Sendo assim, a pesquisa contextualizou o ensino da arte e a presença do lúdico pela análise de suas bases legais e históricas considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Infantil (PCNEF) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para identificar as interfaces entre o lúdico e a arte como facilitadores do processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil. Para tanto, com base em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, forma abordados: O lúdico e a Arte: Bases legais e históricas no contexto da Educação Brasileira; O lúdico e a Arte como fatores de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil; As interfaces entre a Arte e a Ludicidade e suas contribuições para o processo de aprendizagem na Educação Infantil. Dessa forma, considerando ser essencial analisar as interfaces desses dois elementos- Arte e Ludicidade- foi possível demonstrar que ambos fazem parte do desenvolvimento infantil e, quando explorados adequadamente, podem contribuir para elevar a qualidade da prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil contribuindo sobremaneira, com o processo de aprendizagem evidenciando que a relevância deste estudo para a área educacional reside no fato que através dele o profissional poderá perceber a necessidade de priorizar novas metodologias para seu cotidiano de trabalho.
Palavras-chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Arte. Lúdico
1. Introdução
O processo educacional escolar tem passado por mudanças que buscam acompanhar o ritmo e a dinamicidade da vida atual visando à formação de indivíduos que possam contribuir para a sociedade como um todo, porém no contexto de um paradigma diametralmente oposto àquele em que a escola volta-se à formação de indivíduos aptos para entrar no mercado de trabalho sem considerar suas angústias, desejos e aspirações existenciais.
Assim, partindo desse pressuposto definiu-se como tema desta pesquisa a Educação Infantil, etapa inicial do processo de escolarização de uma criança. Como é de conhecimento de quem atua nesta área é muito importante que a prática pedagógica no contexto da Educação Infantil envolva fatores constituintes da ludicidade como também tenha uma abordagem que inclua a arte e seus aspectos, pois no contexto da Educação Infantil Arte e Ludicidade constituem fatores decisivos para o desenvolvimento e formação individual das crianças por estimular a criatividade e a reflexão sobre qual é o papel do indivíduo no mundo, tanto no campo prático quanto no plano teórico, apesar de as possibilidades ainda se apresentarem de forma muito tímidas. (ANDRADE, 2013).
Nesse sentido, torna-se importante, por um lado, realçar que a presença da Arte atende ao propósito de formar em primeiro lugar seres humanos melhores que possam contribuir para a sociedade como um todo, algo que está muito além de uma contribuição meramente mercadológica e, por outro, o lúdico tornará a aprendizagem mais agradável, pois muitos teóricos defendem que “brincando se aprende”, destacando que brincar traz em seu amago o contato com a cultura e se aprende em sociedade.
Aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras é o contexto do mundo lúdico sendo um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz-de-conta, do jogo e da brincadeira. A presença do lúdico em sala de aula, por meio de jogos e brincadeiras conduzidas pedagogicamente pode contribuir para o desenvolvimento infantil estimulando o senso criativo, imaginário, emocional, corporal, sensorial, expressivo, cognitivo, social e relacional. Por outro lado no contexto do saber artístico ao explorar a música, por exemplo, é possível observar que as atividades mexem com todas as dimensões do espírito humano, como a dimensão física, emocional, intelectual e a sensibilidade artística, algo que é feito sem que as crianças percebam por estar inteiramente engajada na atividade, ao invés de uma matéria passada de forma mecânica, o que certamente iria desestimulá-las o que demonstra que a ação interfere na melhoria do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, a Arte, principalmente quando se refere a estudos sobre a educação estética do cotidiano, complementa a formação estético-artística dos alunos. Como já realçado também não se pode negligenciar no processo de aprendizagem infantil o espaço e as relações do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula, pois além de contribuir com o entendimento dos professores em relação à ludicidade como um dos instrumentos importantes na vida da criança, também favorece a construção da interdisciplinaridade entre arte e ludicidade na prática pedagógica.
Dessa forma e, numa perspectiva teórica- prática e frente à contribuição da arte e do lúdico para o processo de aprendizagem infantil torna-se necessário, no âmbito de um curso de Formação Inicial de Professores, como é o caso do curso de Pedagogia, aprofundar o entendimento desses dois aspectos no contexto da Educação Infantil identificando suas interfaces.
Nesse sentido, fica evidente que o foco deste estudo é a questão da ludicidade e da arte no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois se torna fundamental o conhecimento das particularidades que envolvem a prática educativa desta etapa, principalmente por parte dos futuros educadores, o que originou o problema da pesquisa pelo levantamento da seguinte questão: como desenvolver a relação entre a ludicidade e a arte na prática pedagógica da Educação Infantil? Esse questionamento foi essencial para a escolha e definição do objeto e do tema desta pesquisa que se justifica pela necessidade de envolver a criança no mundo da arte sem perder o aspecto lúdico da aprendizagem o que conduz a análise das interfaces desses dois elementos, pois como se pretende demonstrar com a pesquisa, eles fazem parte do desenvolvimento infantil e, quando explorados adequadamente, podem contribuir para um nível elevado de qualidade da prática pedagógica o que contribuirá com o processo de aprendizagem infantil. Portanto, torna-se fundamental o conhecimento das particularidades que envolvem a prática educativa desta etapa principalmente por parte dos futuros educadores oriundos dos cursos de Pedagogia.
...