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A UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS

Por:   •  13/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

MARINA TEBALDI

R.A. 8137627

UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS

1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivo do portfólio: Descrever a organização do trabalho pedagógico através das dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal.

Objetos de conhecimento: Brincadeiras e Jogos da cultura popular presente no contexto comunitário e regional.

Habilidade: Selecione uma habilidade a ser desenvolvido coerente com a unidade temática – objeto de conhecimento que esteja indica na BNCC.

Dimensão Conceitual: Como você abordaria a dimensão em seu trabalho pedagógico “aprender sobre o que se faz”

Dimensão Procedimental: “Aprender a fazer”

Dimensão atitudinal: “Aprender como ser”

Segundo Neira, é de fundamental importância reconhecer que a cultura corporal nos traz um legado forte, mediante cunho documental analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal ao longo do tempo. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisiva na mudança paradigmática da Educação Física dos anos 1980. Enfraquecido pelo discurso neoliberal dos anos 1990, teve suas forças renovadas no século XXI com o advento das teorias pós-críticas.

A brincadeira será para a 1 série do ensino fundamental, utilizaremos a brincadeira de GATO MIA, geralmente utilizamos uma ou duas aulas para realizar essa brincadeira, dependendo do andamento da classe e também da compreensão dos alunos, e nível de dificuldade. Esta brincadeira tem um “caçador” que é o pegador, e os demais alunos devem se esconder dele, para que não sejam encontrados, como um jogo de esconde – esconde, porém o pegador nessa brincadeira usa uma venda.

Quando o “caçador” pegar algum participante do jogo, ele deve falar gato mia, e a criança “pega” deve falar MIAU, através da voz ele deve reconhecer quem é a criança, se o caçador adivinhar quem é a criança os papéis se invertem, e esta criança se torna a nova caçadora. O jogo só acaba quando todos tiverem sido caçadores, quando todos tiverem vivido todos os papéis da brincadeira.

DIMENSÃO CONCEITUAL: A origem dessa brincadeira mediante uma pesquisa concreta sobre conceitos, é que ela tem origem na Grécia antiga, onde os jogos de perseguição integravam a cultura da população, representando a realidade social, cultural e a moral dos indivíduos, simbolizando suas crenças.

Essa brincadeira tem outras versões que podem variar segundo o local em que mora, o espaço a serem utilizadas, as vivências corporais dessas crianças, assim como a regionalidade inserida no contexto local e familiar.

DIMENSÃO PROCEDIMENTAL: A brincadeira em sua origem é proposta para ser feita ao ar livre e com espaços de esconderijo para que todos consigam se esconder e participar de maneira efetiva, porém se houver necessidade podemos utilizar uma sala e as crianças devem fugir do “caçador” que está vendado.

DIMENSÃO ATITUDINAL: Essa dimensão tem muitas coisas interessantes, por exemplo, no inicio do jogo todos cantam uma música, e pode-se observar que eles cooperam muito quando essa parte da aula começa, eles sempre querem participar e as vezes cantar o mais alto que puderem.  Importante salientar que sempre definimos as regras no inicio do jogo, pedimos a cooperação e colaboração de todos, se alguma coisa sai fora do combinado, por exemplo um aluno machuca o outro sem querer, então paramos a brincadeira conversamos com todos, para que eles entendam a diferença entre machucar sem querer e desobedecer as regras, isso é de fundamental importância.

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