A Utilização de jogos de alfabetização e outras brincadeiras que trabalhem a imaginação das crianças
Por: Ludesouza • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
LUANA DE SOUZA LEITE – 3092222749
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO DE LITERATURA 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVOS..............................................................................................................6
4.1 GERAL...................................................................................................................6
4.2 ESPECÍFICOS.......................................................................................................6
5 METODOLOGIA.......................................................................................................7
6 CRONOGRAMA........................................................................................................8
7 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................10
ANEXOS ..................................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
De acordo com as observações realizadas pela coordenadora Cristiane em uma escola Municipal, foi possível medir o nível de dificuldades de aprendizagem dos alunos, como isso conforme as solicitações da professora foram possíveis elaborar um projeto para facilitar a alfabetização dos alunos do 1° ao 3° ano.
Sendo assim nosso desafio profissional tem a proposta de auxiliar os professores a alfabetizar os seus alunos de forma mais produtiva e eficiente, respeitando o seu espaço de ser criança.
O projeto será iniciado primeiramente fazendo um levantamento do grau de dificuldade dos alunos, seguido de um planejamento utilizando métodos que auxiliem os alunos a aprender por meio do brincar e do uso de tecnologia.
Será realizada também uma roda de conversa com os alunos para tentar identificar o que eles gostam e o que gostariam de aprender nas escolas. Mostrando para estes que a sua opinião e sobre seu aprendizado é importante para a escola. Depois também será realizado o mesmo processo de escuta com os professores.
Quando se fala em educação infantil, muitas vezes imagina que trata-se apenas de ensinar as crianças o Bê-á-bá, no entanto, é importante ressaltar que nessa fase as crianças ainda estão na faixa dos 6 aos 8 aos, ou seja, ainda estão em um período de desenvolvimento onde sua mente seu pensamento e raciocínio estão em processo de formação.
Por isso é importante à utilização de jogos de alfabetização e outras brincadeiras que trabalhem a imaginação das crianças para auxiliar o processo de cognição das mesmas e memória.
Com a chegada do presente século, pontuamos que o uso da tecnologia também é de grande auxilio para a alfabetização dos mesmo, sendo assim fazendo uso da sala de tecnologias, mostrando as crianças vídeos de formação silábica e frases como se lê, auxilia no armazenamento das letras e pronuncia da frase na memória do aluno. Com isso a montagem de slides também pode ser útil e uso do teclado do computador para escrever certas frases.
Tendo esta demanda, e esse suporte o projeto pode auxiliar as crianças e os professores dando a estes infinitas possibilidades de alfabetizar e serem alfabetizadas.
- REVISÃO DE LITERATURA
Com a mudança curricular na grade do ensino fundamental para nove anos, pode-se perceber que atualmente muitos alunos têm sido prejudicados, pois sua faixa etária não tem sido respeitada de acordo com o seu nível de aprendizagem, e o método utilizado para alfabetização também foi mudado, com isso quando o aluno perde um ano escolar, este deve ser matriculado na serie que é correspondente a sua faixa etária, e isso tem gerado muitos transtornos para professores e também para os alunos que acabam sendo “rotulados” como crianças com dificuldades de aprendizagem. (SILVIA e PORTILHO, 2013).
Conforme Mourão e Esteves (2013) houve um aumento no fracasso escolar depois dessa mudança no sistema educacional, com isso pontuam a importância do professor sempre busca aprimorar suas competências, pois, desta forma seus alunos também aprimorarão seus conhecimentos.
Assim no presente século de inúmeras informações para serem exploradas pelas crianças, podemos fazer uso da tecnologia que se usada de forma correta pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, por promover comunicação, interação, conclui-se que a aprendizagem pode ocorrer por meio da troca de conhecimento presente no ambiente, e também motivar os alunos. (MANTOVANI E SANTOS, 2011).
Sousa et al (2011), conclui que utilizada de forma correta a tecnologia na educação pode ser um grande aliado aos professores que tem alunos especiais, no entanto, esse é um recurso que precisa se utilizado com consciência.
Não podemos nos esquecer de que as crianças tem o direito de continuar sendo crianças e brincar, para continuar tendo um desenvolvimento saudável, o brincar de acordo com Queiroz et al (2006), auxilia a criança na sua construção pessoal, na elaboração de seus pensamentos e construção de suas perspectivas. Conclui este que a brincadeira é importante independente da faixa etária, pois, por meio dela a criança, consegue expressar suas emoções, aliviando-se assim de suas ansiedades o que pode ser um fator muito importante para a aquisição da aprendizagem escolar.
- JUSTIFICATIVA
O presente projeto justifica-se pela necessidade de apoio dos professores das series iniciais do 1° á 3° ano do ensino fundamental, que tem apresentado certa dificuldade em despertar para o processo de alfabetização. Visando que este busca a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos trabalhando de forma lúdica e de acordo com o processo pedagógico e também interagindo com o auxilio da tecnologia como uma feramente de apoio para estimular o aluno.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL:
- Despertar nas crianças o interesse pela aprendizagem e facilitar o trabalho do professor no processo de alfabetização das mesmas.
- OBJETIVO ESPECIFIOS
- Orientar os professores sobre como trabalhar utilizando método lúdico para que as crianças se concentrem na atividade que esta sendo passada.
- Estimular as crianças a buscarem o conhecimento e dessa forma avaliar quais são as que têm dificuldades de aprendizagem.
- Realizar oficinas com os professores sobre como montar vídeo aulas que ajudem a trabalhar a alfabetização das crianças com os recursos de vídeos e data show.
- METODOLOGIA
O presente projeto trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, que visa à elaboração e planejamento de um determinado levantamento para obtenção de resultados específicos.
...