ATPS EJA
Por: Estacionamento Portinari • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.953 Palavras (12 Páginas) • 308 Visualizações
Sumário
1 – INTRODUÇÃO 3
2 – A Importância da Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Atual. 4
2.1 - Características do Educando. 4
3 Proposta Pedagógica: Conteúdos e Objetivos. 6
3.1 Síntese dos Objetivos de Língua Portuguesa 6
3.2 Síntese dos Objetivos de Matemática 6
3.3 Síntese dos Objetivos de Natureza e Sociedade. 7
4 Objetivos Gerais 9
5 Qual a contribuição da Pedagogia de Paulo Freire para a EJA? 10
6 Plano de Aula EJA 13
7 – Referências 15
1 – INTRODUÇÃO
Na atualidade todas as formas de compreensão de mundo exigem muito das pessoas, temos em nossa volta várias formas de comunicação desde a escrita até a criptografada.
Neste trabalho vamos dar ênfase para a importância plena da alfabetização na vida de todos os indivíduos, desde pequenos até a fase adulta, mas ressaltaremos aqui, quão fundamental é os jovens e adultos.
Em nossa vida é fundamental estarmos integrados a sociedade de forma igualitária, conseguirmos nos compreender de forma plena. A educação de jovens e adultos surgiu para poder proporcionar essa integração com a sociedade, proporcionar o sentido de estar e fazer parte de forma completa dentro da sociedade atual, ter possibilidades iguais a todos.
Citaremos também o percursor desse formato de educação, Paulo Freire. Mostraremos a importância de seus estudos para ajudar com essa educação tão necessária para todos.
2 – A Importância da Educação de Jovens e Adultos na Sociedade Atual.
2.1 - Características do Educando.
- Jovens em busca de uma melhor classificação;
- Reconhecimento como cidadãos participativos;
- Garantir um futuro promissor.
Dentro da sociedade esperamos sempre muito da educação, ou seja, formar um futuro cidadão que compreenda os seus deveres bem como os seus direitos dentro de uma sociedade dita política. Quando nascemos não temos esse entendimento de deveres e direitos, por isso não podemos das as costas para a educação pois sem ela jamais nos formaremos cidadãos plenos.
Ter uma formação escolar é primordialmente necessário, nossa vida em sociedade, direta e indiretamente depende do processo de ensino-aprendizagem. Essa vida em sociedade envolve vários fatores políticos, econômicos, deveres, direitos dentre outros que estão totalmente ligados a cidadania, e se não introduzirmos em nossa vida esse processo de aprendizagem faremos sim parte da sociedade, porém não seremos cidadãos ativos, seremos apenas cidadãos no papel, não saberemos sobre diretos, deveres dentre todas os outros fatores que constituem dentro da sociedade.
Portanto a escola se encarrega de nos mostrar as constituições, leis e estatutos para que possamos então ser cidadãos totalmente inclusos dentro da sociedade atuante.
Nos dias de hoje estar alfabetizado é de suma importância pois essa é a ponte para a comunicação como um todo. O mundo em que vivemos nos obriga, de forma positiva, a sermos cidadãos letrados, pois em todos os lugares e todos os tipos de informações estão codificadas na forma escrita e cabe a nós decodificarmos essas informações e compreendermos tudo que está sendo passado.
Hoje somos cidadãos autônomos, porém para conseguirmos essa autonomia devemos estudar. Vamos viver situações em que o estudo nos fornecerá tudo o que precisamos para manter uma relação igualitária com as outras pessoas, e essas situações podem ocorrer em diversos lugares como nossa própria casa, locais de lazer, no trabalho e em diversos outros locais.
Nossa vida é cercada por números, letras, informações de todos os tipos nos obrigando a fazer parte de uma sociedade letrada onde a escrita e a leitura tornam-se cada dia mais importante e a tendência é só aumentar esse grau de importância até atingir a plenitude.
Além de tudo citado anteriormente, existem mais fatores que constroem um cidadão se sucesso, todos devem ter acesso aos bens sociais como saúde, lazer, moradia dentre outros.
A alfabetização não é somente importante para o individuo saber ler e escrever, é ser um cidadão livre, ter autonomia de sua própria vida, é sempre buscar o melhor, poder ir e vir, ser o protagonista de sua própria história, poder estar se atualizando junto com a tecnologia, poder conquistar seu espaço no mercado de trabalho e estar em constante evolução.
Jovens e adultos entre 15 e 29 anos estão buscando cada vez mais o EJA, pois sentiram na pele a necessidade de possuir seu diploma, buscam melhores posições no mercado de trabalho. A busca desses jovens e adultos é garantir um futuro promissor tanto como profissionais quanto como cidadãos e por isso essa busca pela educação.
Não podemos dizer que essa é uma busca tardia pela educação, pois não existe tarde quando se trata de educação estamos sempre em busca de novos saberes, novas informações, estamos em constante aprendizado.
Essa busca pela educação é um direito de todos e vai proporcionar a todos essa tão sonhada integração com a sociedade, poder fazer parte participativa que sempre foi sua por direito mas a falta de educação acabava fazendo com que o individuo se auto excluísse do direito de viver democraticamente.
3 - Proposta Pedagógica: Conteúdos e Objetivos.
3.1 Síntese dos Objetivos de Língua Portuguesa
- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
- Respeitar a variedade linguística que caracteriza a comunidade de falantes da Língua Portuguesa.
- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita compreendendo suas funções.
-
...