TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Educação Profissional e Educação Ambiente Não Escolares

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

Educação profissional e ed. em ambientes não escolares

Etapa 1

 Educação não-formal  É aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino e aprendizagem, é um processo organizado, mas geralmente os resultados não são organizados com o objetivo de facilitar determinados tipos de ensinos a grupos específicos na comunidade. Através do método surge a problematização da vida cotidiana, os conteúdos surgiram a partir dos temas que colocam como necessidades, coerências, desafios, dificuldades a serem realizados com os conteúdos que não são dados como prioridade.

A Educação não-formal é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana com necessidade à existência e o ingresso de toda a sociedade, são essas iniciativas que nos fazem acreditar que o ensino não possui um enorme potencial a ser aproveitado no que diz respeito a sua capacidade de motivar o aluno para o ensino, valorizando suas experiências adquiridas no desenvolvimento de sua criatividade, portanto ao pensarmos nos educandos como cidadãos, percebe-se que é impossível colocar a parte a educação formal, a educação informal, pois não compete apenas ao profissional porque o aluno não aprende somente na escola.

Na atualidade percebe-se que a educação informal parece pouco importar, a família está deixando para que a parte discente eduque seus filhos, mas a escola está limitada e não preparada para esta função, o professor está capacitado apenas no processo de deparar com ações de indisciplinariedade, pois sem a interação entre pais e filho na escola o aprendizado  escolar será  prejudicado pra ambos( professor e alunos)

Atualmente, a sociedade vivencia uma crise por um lado, a nova estrutura familiar não mais está educando os filhos. Mas é na escola que os alunos aprendem a interagir, ter raciocínio lógico, podendo assim, passar seu aprendizado da educação não formal, para a educação formal.

A educação não formal como um processo de ensino e aprendizagem.

A Educação não formal é um conjunto de processo educacionais organizadas fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não seguem um currículo e nem conteúdo, é definido a partir da vontade das necessidades das pessoas envolvidas.

Toda educação não formal é ordenada fora do sistema formal de educação, por isso ele promove tipos de aprendizagem a grupos específicos de uma população em geral.

Percebe-se que a educação não formal refere-se ao desenvolvimento em algumas práticas, por meio da sociedade, adquirindo aprendizagem em igualdade coletiva, onde esta presente, saberes entre os indivíduos.

Entende-se que é através da educação não formal que se pode, chegar à educação formal e profissional e é nesta ação educativa acima de toda e qualquer apropriação de saberes deve despertar a consciência, elevar o pensamento a reflexão para superar a ação consciente na sociedade.

A educação não formal ainda contribui amplamente para o enriquecimento dos conhecimentos, para o desenvolvimento da personalidade dos autores sociais: sendo assim, a prática educativa, mesmo quando considerada não intencional, tem o papel de promover aprendizagem e a cidadania; não se dá apenas de modo instituição escolar exerce papel bastante importante, mas não exclusivo.

Etapa2

O associativismo tem em determinado momento de nossas vidas, já vivenciadas aquela velha máxima que diz: “A união é faz a força”, Exemplos práticos estão diariamente a nossa volta, basta se atentar na ecologia, por exemplo, essa união é relacionada à interdependência de todas as formas de vida da natureza como mineral, vegetal e animal, ou seja, a força da natureza reside a todos os acontecimentos que por algum motivo vem juntamente na união de seus componentes e com tudo isso podemos entender que ajuda pode ser útil. A educação humana segue em uma evolução histórica e transmitida de geração a geração e foi adaptada conforme as necessidades humanas. Por isso, a arte é transmitir seus conhecimentos por meio de um ensino formal ou informal.

É exatamente a base que norteia a relação entre a população e seus governantes, que visam interesses de grupos em detrimento daqueles que lhe outorgaram o poder. E através da força da união que sua presença doa a associação.

A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações privadas de autonomia e de órgão de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal). É preciso apresentar maior variedade de situações para que a aprendizagem aconteça de fato. Com base em uma educação compreensiva significativa, apresentando-se para tal finalidade uma postura interdisciplinar para a construção coletiva de programas de atendimento solidário a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com