As Práticas de Ensino em Educação Infantil
Por: Karla080580 • 5/9/2022 • Dissertação • 360 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno: Karla Elaine Silva
RGM: 28920007
Polo: Cruzeiro do Sul/ Penápolis
Tutor: Cristiane Marques
A Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição na identidade do professor de educação Infantil.
Introdução
O estágio é muito importante para obter a prática profissional, pois é neste período que se poderá colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.
Ao longo do curso, dos estudos, entendemos que o aluno é o protagonista e com o estágio aprendemos a resolver problemas, compreender a importância do educador na formação pessoal e social das crianças.
Por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência do que será sua presença efetiva na vida dessas crianças e abraçar uma causa que vai exigir uma entrega de corpo e alma.
Desenvolvimento
Para Pimenta (1996) a identidade docente se constrói pelo significado que cada professor dá para a sua profissão, conferindo à atividade docente no seu cotidiano, a partir de seus valores, modo de situar-se, da sua história de vida, de suas representações, saberes, a angústias e anseios.
Segundo Garcia, Hypólito e Vieira (2005) as identidades docentes não se limitam ao que os discursos apregoam, pois além da identidade docente, o professor também carrega a identidade familiar, a identidade pessoal, entre outras tantas posições que ele é obrigado a assumir na sociedade pós-moderna.
Considerações Finais
Concluo que o estágio contribui muito para um futuro professor, saindo da expectativa, da teoria para a realidade, para a prática, vivendo conflitos em sala de aula e aprendendo a solucioná-los, a elaborar estratégias para tais problemas.
E entendendo que a identidade docente se constrói também na convivência, nas experiências, favorecendo ao docente momentos significativos e que ao longo dos anos irá adquirir a prática pedagógica.
Referências
PIMENTA, Selma, Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes
Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.
UNEMAT-Sinop.GARCIA, Maria M. A. HYPÓLITO, Álvaro M.; VIEIRA, Jarbas S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa,São Paulo, v.31 n.1, p.45-56, jan./ma. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018
...