As Praticas de Ensino
Por: elainelobato • 4/4/2023 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
ALUNA: ELAINE DA SILVA LOBATO
RGM: 26176335
COMO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CRECHE OU PRÉ-ESCOLA, PODERÁ ORGANIZAR A ROTINA PEDAGÓGICA DE FORMA QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS ESTEJAM ARTICULADAS ÀS AÇÕES DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO?
Os professores que atuam na educação infantil devem, primeiramente, organizar procedimentos instrucionais condizentes com as atividades desenvolvidas por seus alunos, levando em consideração a faixa etária dos alunos, para que possam modelar atividades equivalentes e que proporcionem o desenvolvimento psicomotor e social.
A organização de um programa instrucional inicia-se com a estrutura desenvolvida pelo professor, e a forma como essa organização estrutural ocorre está diretamente relacionada à forma como o professor compreende a criança no contexto de desenvolvimento e aprendizagem.
Vale lembrar que não se pode deixar de cumprir as leis da Diretriz Nacional de Orientação e Noções Básicas, observando o seguinte: esta etapa da escolarização como primeira etapa da educação básica; a obrigatoriedade do município em prestar esse serviço; os objetivos; a organização; a ficha de avaliação; os profissionais que nela atuam.
Cada um dos itens acima tem a capacidade de preparar o cenário para a criação de atividades nas quais os professores possam articular de forma clara e coesa o que se pretende alcançar, neste caso a evolução de cada aluno no bioma, a possibilidade de aprender x planos de aula.
Para Marcia Carmem Barbosa “Ao nascer, as crianças se deparam com um mundo em constante processo de construção. Educando-os na prática e cuidando da educação”. Como o professor se coloca à frente da criança, o papel do professor é semelhante ao de ser responsável pela criança.
As creches há muito tempo são consideradas locais quentes para as crianças. À medida que a educação cresceu, as creches tornaram-se espaços dedicados para as crianças aprenderem.
Como enfatiza KUHLMANN (2001 p. 81), “A história de uma instituição pré-escolar não é uma superposição de uma série de fatos, mas um jogo de épocas, influências e temas que vinculam as etapas de desenvolvimento das propostas de educação assistencial com outro período".
Nesse sentido, é fácil perceber que a qualidade e o profissionalismo de quem trabalha com crianças de 0 a 3 anos aumentou muito, o que reforça ainda mais a necessidade de desenvolver e implementar planos instrucionais desde o primeiro contato com a ideia dos alunos.
Nesse caso, concluiu-se que a estrutura instrucional deve ser baseada em um plano em que os professores devem implementar atividades que despertem a aprendizagem dos alunos de forma positiva, cada uma dessas atividades que são vistas como pequenos impulsos. Os itens devem ser feitos de forma estruturada, com um objetivo a ser alcançado. Esses objetivos são baseados na classe e na faixa etária da criança.
REFERÊNCIAS
KUHLMANN, Júnior. As grandes festas didáticas: A educação brasileira e as exposições internacionais. Editora da Universidade São Francisco, Publicação 2001.
BARBOSA, Marcia Carmem. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. Portal MEC, 2010 DISPONÍVEL: http://portal.mec.gov.br/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogia-bebes-m-carmem/file>.
...