As Principais características do ensino brasileiro
Por: JULIANACARVALHOB • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.621 Palavras (19 Páginas) • 257 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE
- CURSO: Pedagogia
- DISCIPLINA: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
- PROFESSORA: Dayane Cabral Leite
Alunas RA
ANA MARIA SOUZA 6790442479 JIDALVA DE JESUS SILVA 6783391682 JULIANA DE CARVALHO BRAGA 6942011358 WALQUIRIA RODRIGUES 6948474824 GISELE MALAFAIA DA S. RAMOS 6787403926
NITERÓI, 15 DE ABRIL DE 2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o intuito de fazer compreender como funciona a estrutura da educação no ensino fundamental.
A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno e a formação de professores. Observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos.
As principais características do ensino brasileiro
No Brasil a Política Educacional tem como dimensão, o foco privilegiado nas principais características do Ensino Fundamental. A educação infantil e fundamental através de perspectivas constrói uma reflexão mais crítica sobre a educação brasileira. Tecnologias e metodologias novas avançam a todo instante para contribuir com o ensino aprendizagem, facilitando a construção ou planejamento do conteúdo. O MEC dentro desse contexto propõe que o professor não só ensine o conteúdo, mas que as atividades sejam mediadas de modo produtivo e dinâmico, trabalhando assim a relação social entre os indivíduos.
ATRIBUIÇÕES DO MEC
A Estrutura Regimental do MEC, só ficou realmente estabelecida pelo decreto n° 4791 de 22 de julho de 2003. Depois desse decreto 4.791 que teve como objetivo estabelecer uma estrutura regimental na educação brasileira, que dá direito a todos os brasileiros o direito a educação, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional para todos. Com essas atribuições o MEC estabeleceu ainda o direito a educação especial, trazendo assim um avanço na educação brasileira com assistência financeira a famílias carentes para escolarização de seus filhos.
Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos
O MEC sinalizou a implementação do ensino fundamental de nove anos de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação, aprovada no final de 1996 e por ser tratar de uma boa ideia e defendida por quase todos educadores, mas trouxe algumas vantagens e desvantagens e assim, passou a ser analisada com cuidado, para que não haja perda de qualidade. O ministério quis incentivar os municípios e Estados a anteciparem a entrada da criança no Ensino Fundamental.
A ideia é boa porque sabemos que, na prática, os filhos de classe média e alta já adotam o ensino fundamental de nove anos, pois a grande maioria das crianças já estão alfabetizadas aos seis anos e em áreas pobres as taxas de alfabetização não conseguem atingir o nível de alfabetização.
O que preocupa é como essa antecipação será feita, pois requer tomar alguns cuidados que aos seis anos, a criança aprende por meio de brincadeiras, de forma lúdica, e não deve ser jogada no sistema forma do ensino fundamental sem que isso seja levado em conta é uma fase favorável ao desenvolvimento cognitivo, em que a criança passa a ter mais facilidade com a linguagem, a escrita, a leitura e a interpretação. Ela também começa a entender os mecanismos das quatro operações e apesar de todo o potencial para aprender a criança aos seis anos ainda quer brincar, por isso não se pode pensar que acabou o tempo da brincadeira e começou o da seriedade e quando se coloca uma criança de seis anos no ensino fundamental na nossa realidade é também expô-la, ainda mais cedo, a uma das maiores tragédias da nossa escola a repetência e antecipando e poderá atingir a autoestima da criança e esse tipo de preocupação que todos devemos ter com as propostas do MEC.
Os técnicos do ministério sabem desse problema e prometem orientar os municípios e Estados a dar um tratamento adequado à idade da criança de seis anos e assegurar que todas a s crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade e a partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno estará com 14 anos ano s e tendo como propostas é diminuir os índices de evasão escolar. |
|
|
A ampliação do período da escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além de viabilizar um tempo maior de convívio escolar, pretende desenvolver e qualificar suas oportunidades de aprendizagem.
...