Brincadeiras e jogos
Por: sandramello09 • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 908 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
NOME SANDRA DE CASSIA PEREIRA DE MELLO
RA 6277293538
Atividade Colaborativa
Brincadeiras e jogos no mundo da criança.
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Atividade Colaborativa
Brincadeiras e jogos no mundo da criança.
Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora: Salete Teodoro dos Santos.
Anhanguera Educacional
ANO 2014
1. Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;
Brincadeiras e jogos fazem parte do mundo da criança.
O lúdico demonstra que não abandona a importância e a seriedade dos conteúdos apresentados às crianças aguçando a fantasia, a imaginação, os sentimentos e a percepção delas. Elas se comunicam com os outros e com ela própria, estabelecendo relações sociais adquirindo conhecimento e desenvolvimento.
Palavras-chave: lúdico, desenvolvimento, aprendizagem.
2. Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;
O ser humano está sempre num processo de aprendizagem adquirindo conhecimentos e fazendo descobertas.
Em suas brincadeiras a criança está sempre tentando satisfazer seus interesses, e desejos, e ela mergulha no mundo usando sua imaginação quebrando e conhecendo regras para conquistar seus objetivos. Então ela se vê na obrigação de aprender para conquistar, brincar para que sempre pareça leve e prazeroso, e conquiste o que tanto almeja. Descobre seus dons, sua maneira de conquistar, se vitimar, cativar, alegrar e conseguir o que quer. Encontrar o caminho mais fácil para ter o que tanto quer.
Falarmos em lúdico, significa descobrir e testar, por a prova, aprender com as crianças, e perceber os meios mais primitivos e criativos e fáceis que nossos ancestrais sempre usaram para evoluir.
O lúdico não é um mero passatempo, ou apenas uma brincadeirinha, mas uma maneira de sentir alegria e prazer em novas conquistas e novos conhecimentos. O prazer de vencer o jogo, de desafiar e derrotar o adversário, instintos que nos impulsionam à vida.
Muito se pode construir ludicamente. Aprender brincando, com prazer, sentindo-se recompensado e realizado em seus objetivos.
O lúdico tira o peso do trabalho chato feito para cumprir tarefa, para fazer a obrigação, e dá um novo significado ao saber, o prazer de descobrir “os macetes” para se viver bem.
Aliás a humanidade vive numa constante luta para tornar tudo o mais fácil e confortável possível, e é de criança que se aprende a criar novas formas e se sente prazer nas grandes descobertas.
É importante nos atentar que são nos primeiros anos de nossas vidas que construímos ou formamos nossa personalidade e o indivíduo que seremos para o resto de nossa existência.
É importante para que o educando não só perceba que ele pode passar conhecimentos através do lúdico, com pode aprender com as crianças que as coisas não são tão monstruosas, complicadas, sérias e chatas como de costume parece ser.
Que nós adultos temos uma tendência enorme para o difícil e o dramático.
3. Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar;
...