DESAFIO PROFISSIONAL BRINQUEDOTECA
Por: ivanetecardoso • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.268 Palavras (10 Páginas) • 923 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO MANAUS
CURSO PEDAGOGIA EAD
Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
FRANCISCA IVANETE CARDOSO BARREIROS
RA: 1709969872
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
NOME DA TUTORA: Eliane Maria da Silva Anunciação
MANAUS/AM.
2016
INTRODUÇÃO
As crianças no tempo atual não brincam como se brincava antigamente, o que compromete o seu desenvolvimento. A brinquedoteca além de proporcionar um espaço para brincadeiras, a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, liberando suas emoções desenvolvendo sua criatividade além de socializar-se.
O presente trabalho visa mostrar para que serve uma brinquedoteca, plano de ação visando à implantação de uma brinquedoteca, a importância dos professores conhecerem as fases do desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, os quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo da criança segundo Piaget, as características de cada fase de desenvolvimento de uma criança, o por que a brincadeira é importante, Questionar se a criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar, o que a brincadeira ensina, o conceito de brincar e brincadeira, quais os objetivos da brinquedoteca e o que disponibilizar em uma brinquedoteca, a relação entre a contação de histórias e a brinquedoteca, a metodologia esperada nesses ambientes.
Ao final será apresentado um plano de ação visando à implantação de uma brinquedoteca para um Centro Municipal de Educação Infantil.
A brinquedoteca é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da criança, pois proporciona ao mesmo a oportunidade de despertar habilidades, obter conhecimento, relacionar-se em grupo, tudo dentro de um espaço onde o brincar lúdico abre a porta da vida de forma descontraída, onde o professor encontrará nessa nova ferramenta, uma nova maneira de educar, através da observação e interação com a criança.
DESENVOLVIMENTO
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.
Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua autoestima e se socializa.
A utilidade da Brinquedoteca.
Acima de tudo, para fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante. Além disso, são também objetivos:
- Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;
- Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;
- Favorecer o equilíbrio emocional;
- Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade;
- Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas;
- Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional;
- Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;
- Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.
Para a construção de um plano de ação visando à implantação de uma brinquedoteca, será necessário respondermos alguns questionamentos:
- Qual a importância dos professores conhecerem as fases do desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos?
- Para o entendimento das fases do desenvolvimento possibilitará ao educador a elaboração de um plano de ensino dentro das possibilidades da criança, respeitando seus limites.
- Como as crianças se desenvolvem?
- Segundo Piaget, as crianças se desenvolvem de forma gradativa e seu aprendizado segue a um processo lógico. Pressupõem que passam por mudanças ordenadas e previsíveis, caracterizadas pela capacidade interagir com a realidade, organizar conhecimento para ajudar na adaptação.
- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?
- Sensório motor;
- Pré-operacional;
- Operatório concreto;
- Operatório formal.
- Quais as características de cada fase de desenvolvimento?
Segundo Piaget, as crianças se desenvolvem partir de quatro fases, são elas:
- Sensório motor: Onde a criança se baseia em suas percepções sensoriais e esquemas motores, nessa fase não há a capacidade do uso do raciocino;
- Pré-operacional: Onde a linguagem aparece por volta dos 2 anos e a criança começa a fazer uso desses símbolos (palavras) mais ainda não se apercebe que pode retroagir para corrigir seus erros;
- Operatório concreto: Quando a criança começa a exercitar o raciocínio lógico por volta dos 7 anos, e que suas ações são flexíveis possibilitando o retorno para corrigir os erros;
- Operatório formal: Quando a criança por volta dos 11 ou 12 anos possui o pensamento livre de realização, ou seja, tem posse ao raciocínio lógico livre e compreensão da realidade concreta.
- Por que a brincadeira é importante?
- A criança quando brinca além de exerce um direito seu, desenvolve habilidades como o exercício da escolha, aprende a socializar-se, a tomar decisões, formando sua personalidade.
- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?
- Brincar é um ato natural que todo ser traz consigo e que vai aprimorando a medida que vai se desenvolvendo.
- O que a criança aprende através da brincadeira?
- A se socializar; A tomar decisões; A ter disciplinas, lidar com regras, perdendo e ganhando nos jogos; desenvolver o raciocínio a se integrar com a família, etc...
- Qual a diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”, bem como as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.
- Brincar é um comportamento e não deve ser entendido apenas como uma resposta a um estímulo, mas como uma relação estabelecida com um contexto social, implicado dentro de um sistema cultural.
- Brincadeira - “divertimento, sobretudo entre crianças” - a criança aprende comportamentos, constrói conhecimento, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida. Brincadeira é uma atividade que resulta do comportamento de brincar, sendo necessária a constituição de uma situação imaginária/lúdica.
- Quais os objetivos da brinquedoteca?
- A brinquedoteca constitui-se em um ambiente físico dotado com brinquedos variados com a finalidade de possibilitar à criança interações por meio do brinquedo e perpetuação de uma cultura lúdica, incentivando a autonomia e desenvolvendo a capacidade crítica e de escolha da criança, além de promover o trabalho em equipe, a socialização, o desenvolvimento infantil, a comunicação, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de atividades lúdicas.
- Que tipos de materiais devem ser disponibilizados em uma brinquedoteca?
- Canto do “Faz de Conta”: espaço com mobílias e utensílios domésticos; canto do supermercado; camarim com fantasias, chapéus, espelhos, fantasias, para representação de diversos papéis, entre outros brinquedos infantis miniaturizados.
- Canto da “Leitura”: diversos tipos de livros para atender às todas as faixas etárias e estimular o hábito e gosto pela leitura.
- Canto das “Invenções ou Criação ou Sucatoteca”: uso de materiais recicláveis ou objetos diversos para inventar, construir e recriar coisas e brinquedos;
- Canto do Teatro ou do Fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.
- Canto da Oficina: para construção e restauração de brinquedos, entre outros.
- Mesa Coletiva: espaço utilizado para jogos coletivos;
- Canto do Mural de Recados: para comunicações ao usuário, com notícias, avisos, normas, entre outros.
- Canto do Playground: local composto de brinquedos de parquinho infantil seja de fibra, plástico resistente ou metal.
- Cantos dos tapetes e colchões: espaço com tapetes grandes ao chão para brincadeiras, rolamentos, movimentos acrobáticos, entre outros.
- Canto do Cinema: local com televisão e DVD, com almofadas, tapetes e sofás para as crianças apreciarem filmes diversos, e atender as diversas faixas etárias.
- Canto da Pintura e Desenhos: disponibilizar a criança materiais às pinturas e desenhos como: pincéis, telas, papéis, cartolinas, sulfites, entre outros.
- Qual a relação entre a contação de histórias e a brinquedoteca?
- A contação de história leva a criança a mergulhar na história do conto; Na brinquedoteca a criança vive o lúdico um universo projetado que simula a realidade.
- Quais metodologias são esperadas nesse ambiente?
- Lúdico - Permite que, por meio dos jogos e das brincadeiras tornem-se estratégias para se construir o conhecimento dos alunos através do entretenimento.
- Contação de História – Visa o desenvolvimento da criança, despertando o hábio da leitura nos pequenos leitores e estimulado pelo o mundo da imaginação.
- Qual a sua opinião sobre a relação entre a literatura e meios produtores de linguagens.
- Na literatura convencional imaginamos, criamos um mundo do qual não dispúnhamos de um referencial, dando margem para a criação. Com os recursos dos meios de comunicação, a literatura ganha corpo, cor e vida não fugindo da criação mais trazendo para uma realidade que é vivenciada mais ativamente, e isso ao nosso entender é favorável para o desenvolvimento da criança por ampliar seus horizontes.
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA PARA UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
- Justificativa:
É um espaço onde os professores possam ensinar através do lúdico em um processo de construção da aprendizagem das crianças por intermédio das brincadeiras, despertando esse serem tão ativo, agitado, curioso a descobrir o mundo, por meio de jogos, pinturas, leituras e outras mais atividades possibilitem o despertar do conhecimento.
...