Desafio profissional Brinquedoteca
Por: 2018bia • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO - 7130
CURSO – PEDAGOGIA
Aparecida Souza dos Santos – RA 1806538354
Ester Pires de Melo – RA 1299131190
Marilda Vieira Carvalho – RA 1051454961
Maria Aparecida Da Silva De Assis– 1045327689
DESAFIO PROFISSIONAL
A importância da Brinquedoteca na Educação Infantil.
Atividade entregue como requisito para conclusão das disciplinas norteadoras “Organizacao e Metodologia em Educação infantil, Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática de Contar Histórias , Literatura Infantojuvenil E Multimeios Aplicados a Educação”, sob orientação da professora-tutora Arley Marinho de Andrade.
Goiânia/GO
Outubro/2016.
Introdução
Este desafio tem como objetivo refletir e compreender a importância e a necessidade da brinquedoteca na prática pedagógica, como forma de facilitar a construção do conhecimento e aprendizagem na educação infantil, bem como os benefícios da brincadeira para crianças e educadores.
Entender o papel do brinquedo no desenvolvimento da linguagem e sua importância para socialização e o desenvolvimento de algumas habilidades como: Raciocínio lógico, criatividade, percepção, aceitação de regras... E apresentar uma proposta para a implantação de uma brinquedoteca, com um acervo diversificado de jogos, brinquedos e materiais pedagógicos.
Para tal se faz necessário também entender como as crianças se desenvolvem e as características de cada fase do desenvolvimento infantil. É extremamente importante que os professores da educação infantil tenham conhecimento de cada etapa do desenvolvimento infantil, para poder propor as crianças atividades adequadas para um bom desenvolvimento.
Quando a criança vive num ambiente que a compreende ela se torna autoconfiante, uma boa relação entre professor e aluno é fundamental no processo ensino aprendizagem.
Passo 1: Os seres humanos se desenvolvem através de interação com o meio em que vivem, segundo Piaget o individuo aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento e a esse processo chamou de Estagio do desenvolvimento que se da através de 4 etapas :
-Sensório Motor: O a 2 anos, nessa etapa do desenvolvimento a criança aprende através dos sentidos, a visão é o sentido mais importante pois é através dela que o individuo percebe o mundo a sua volta e pouco a pouco entende a relação que há entre os objetos, o bebê interage com o mundo chorando, engatinhando, tateando, agarrando, rolando, andando, levando objetos a boca; Nessa fase o bebê pega o que esta a sua mão, mama o que lhe é posto a boca e vê o que esta diante de si.
- Pré-operatório: Dos 2 aos 7anos, é a fase da aquisição da linguagem, e dá-se início ao processo de socialização, ela se comunica através de gestos , desenhos e dramatizações, no final do terceiro ano de vida a criança é centrada nela mesma , já domina o corpo, é sonhadora, imaginativa e criativa.
- Operatório concreto: Dos 7 aos 12 anos - As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levam em conta mais de uma perspectiva. Realizam atividades concretas, combinam, separam, ordenam e transformam objetos e ações, compreendem quantidade, peso e volume, nessa fase a criança já consegui se socializar em grupos, tem um declínio no egocentrismo mas ele ainda existe.
- Estágio das operações formais: Dos 12 até a vida adulta - É a fase em que as crianças começam a pensar como adultos, é durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e ideias abstratas, reflete sobre a sociedade, há um equilíbrio entre o pensamento e a realidade. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental na comunicação..
Passo 2 : A importância do brincar
Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades que são mediadas por algumas ferramentas técnica. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para o processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis.
É através da brincadeira que a criança realiza seus sentimentos, pensamentos e fantasias, sonha e esconde acontecimentos que causam dor, brincando a criança toma iniciativas, imagina, usa suas capacidades intelectuais, o corpo, a cooperação, aprende regras, lida com limites, memória, atenção e concentração, desenvolvem relações, aprendem a dividir e a respeitar o espaço dos colegas. É através do brincar que as crianças começam a construir sua própria história.
Uma criança não nasce sabendo brincar, ela precisa aprender e para isso deve frequentar um ambiente preparado para ela, é muito importante a mediação de um adulto e outras crianças para que ela possa aprender novas brincadeiras.
Passo 3: Brincadeira é um tipo de atividade lúdica que é transmitida de uma geração para outra de forma oral, assim como os contos de fadas e populares. Brincadeiras como amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, cabra-cega, queimada, pipa, sempre existiram e de uma região para outra, apresenta algumas variações, mas a estrutura não muda. Há liberdade na brincadeira, ela é flexível, mesmo que exista uma regra pode ser mudada.
. Brincar é o nome que se dá a ação que se envolve na brincadeira, é divertir-se. Passo 4: Objetivos da Brinquedoteca.
Cunha (2001, p. 15 e 16)” afirma que: A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, aonde criança e adultos vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas. E ainda, muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade.” Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.
Se a criança aprende brincando então é fundamental que todas as crianças, possam ter oportunidades educativas que satisfaçam suas necessidades de aprendizagem, esse é o objetivo da brinquedoteca, ela dá acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especial, no qual a criança é estimulada a brincar livremente e a interagir com outras de uma forma agradável.
Passo 5; A cada dia os seres humanos sentem necessidade de se comunicar, se fazer entender, hoje temos o acesso a todo tipo de informação e a escola é um importante instrumento na construção de novos leitores, segundo Zardo ( 2004)” a literatura nas seres iniciais faz com que os alunos vivenciem historias desenvolvendo a criatividade e a imaginação”, quando se fala em linguagem logo se pensa em textos ( pintura, mimica, dança, musica,...) são meios pelos quais o homem pode exprimir pensamentos, se comunica e influencia o mundo ao seu redor.
...