DESAFIO PROFISSIONAL: Brinquedoteca e ludicidade
Por: jovanaalmeida • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 484 Visualizações
PEDAGOGIA
BRINQUEDOTICA E O ELEMENTO LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
JOVANA DE ALMEIDA MIRON
RA: 3383659181
DESAFIO PROFISSIONAL
BRAÚNA
2017
PASSO 1
PROBLEMA
A escola não possui um plano de ação e nem uma brinquedoteca que estimule o grupo de professores a assumir uma postura lúdica com as crianças, as práticas ligadas ao brincar e à literatura infantil são deixadas de lado, o brincar não é visto como possibilidade de desenvolvimento e aprendizagem a literatura infantil não é estimulada.
INTRODUÇÃO
Ao constatar a problemática encontrada nessa escola é necessária a conscientização de todos os professores da importância dessa temática para o desenvolvimento das crianças. Sabendo que vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar nas ruas, nas praças como antigamente, seja por falta de espaço ou por falta de segurança nos espaços disponíveis.
Tendo em vista que o BRINCAR potencializa os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança e que faz parte da cultura lúdica.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da brinquedoteca na pratica pedagógica e a sua importância no processo do desenvolvimento infantil.
A pouco tempo o Brincar era desvalorizado e menosprezado, destituído de valor a nível educativo.
Após um período de escutas e observações em sala de aula em reuniões pedagogias, a supervisora verificou que os professores não dispunham de um local onde pudessem explorar a brincadeira, a ludicidade como uma BRINQUEDOTECA.
Exposto o problema é necessária a realização de um projeto de adequação no ambiente Lúdico escolar que venha a melhorar o problema relatado nesta escola.
Pois mais que uma “ferramenta” o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança.
REVISÃO DA LITERATURA
Na educação, os termos “Lúdicos”, “brincar” e “jogar “é associados por muitos educadores somente ao prazer e divertimento”. Segundo o filosofo Huizinga (1999) em seu livro Homo Ludens (título em latim, que significa “homem lúdico”) faz considerações importantes que indicam que o conceito de ‘LÚDICO” atrela-se à ideia de “festa, divertimento, comunicação por meio da participação numa alegria coletiva”. Afirma ainda que o “lúdico” relaciona-se: com os fatores culturais (individuais e coletivos), com o prazer de dominar o corpo (destreza), a vontade (risco , aventura), com questões de afetividade e de sensibilidade (expressão artística e literária),com a problemática do inconsciente individual e coletivo, com a eternidade do mito, a prática dos rituais, o exercício dos poderes mágicos, o passado do homem e o futuro do mundo(Franco,2008).
Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganha-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é velos sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
É importante o professor conhecer todas as fazes do desenvolvimento, pois a teoria piagetiana tem muito a contribuir no trabalho do professor em sala de aula. Primeiro no sentido de mostrar quem é essa criança que aprende, e como se desenvolve. Segundo, em oferecer ao professor estratégias que possam permitir a criança uma ação autônoma, embora mediada pelo professor, na construção de seus conhecimentos, ou seja, o professor percebe que o estudante é capaz de construir e aprender mesmo estando no primeiro estágio do seu desenvolvimento, onde a inteligência ainda é primitiva e pratica.
O professor pode mediar também a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico, pois faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Por intermédio do jogo e do brincar a criança expressa suas fantasias, seus desejos e suas experiências reais de um modo simbólico, onde a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade por isso brincadeiras e jogos são muito importantes na aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de formação pedagógica se justifica pela necessidade de formação aos professores de uma escola de periferia onde o trabalho realizado com os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental não vem surtindo efeitos satisfatórios, pois a equipe docente não esta sabendo lidar com o uso da tecnologia, brincadeiras e ludicidade a favor da alfabetização, tornando a aprendizagem maçante e desinteressante.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar formação pedagógica adequada a equipe docente para que possam realizar uma alfabetização lúdica e tecnológica, que reconheçam a importância dos jogos dirigidos a essa especificidade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Proporcionar formação pedagógica continuada à equipe docente da escola;
- Aprender sobre a aplicação da tecnologia a favor da aprendizagem;
- Aprender a selecionar jogos estimulantes a alfabetização;
- Conhecer brincadeiras que instiguem a alfabetização;
- Promover a interdisciplinaridade de conteúdos aprendidos na capacitação.
METODOLOGIA
Para realização do projeto de formação continuada será necessária, primeiramente, uma reunião para apresentar o projeto à equipe docente. Essa reunião juntamente com as posteriores que envolverem a capacitação para a formação continuada poderá ser desenvolvida na ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) que é realizada semanalmente na escola após o período de aulas com duração de 2 horas. Nelas serão apresentadas os objetivos gerais e específicos, o cronograma contendo os dias e horários e posteriormente o conteúdo específico para cada dia de formação.
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