DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO
Por: Belanis • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
Público Alvo
2º ANO - Ensino Fundamental
Justificativa / fundamentação teórica:
A leitura é de um aspecto muito importante na interação da criança com o adulto e com o outro. Elas aprendem a lidar com sentimentos, interagir, resolver problemas e, portanto, centra os pensamentos. É de fundamental importância que os professores tenham conhecimentos do saber que a criança constrói na interação do contexto familiar sócio cultural e assim adotar em sua prática pedagógica a leitura para que as crianças desenvolvam, construam, adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas.
Objetivos gerais e específicos:
O objetivo deste projeto é desenvolver momentos de leitura onde o aluno e seu professor, terão acesso a livros impressos que propiciem de forma lúdica e dinâmica a experiência e o gosto pela leitura e enriquecimento a criatividade, o imaginário desde que se intencionem os seguintes passos:
• Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo;
• Entender os textos como uma forma de linguagem;
• Mostrar a importância da leitura;
• Estimular a participação em expor com naturalidade seus conhecimentos;
• Desenvolver a oralidade e a escrita;
• Instigar a curiosidade;
Cronograma:
Este projeto será desenvolvido no período de uma aula semanal, com leituras diárias durante um bimestre, para que surja como efeito no individuo o habito pela leitura.
Desenvolvimento e ações:
• Momentos diários de leitura
• Escolha de um local confortável e agradável
• Fazer uso de livros virtuais para estimular a leitura
• Sorteio do aluno que vai relatar a história na semana
• Dramatização de histórias
• Filmes que contam histórias dos livros
• Ilustração de histórias utilizando programas de computador
Aspectos relacionados ao aprender e ao ensinar, aos estranhamentos, as posturas docentes e ao cotidiano da sala de aula.
Realizei observação participativa no 1º Ano do ensino fundamental turma da manhã.
Quando cheguei para realizar a observação fui bem recebida pela professora e pelas crianças.
Observou-se que a professora tem ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização e firmeza e com atividades que favorecem o aprendizado. Seus métodos são bastante tradicionais, porém transmitidos de forma lúdica. Transmite sensação de segurança e tranquilidade, próprios de quem conhece seu ofício e o desempenha com gosto e responsabilidade. Nota-se que sente enorme prazer em ensinar. Preocupa-se muito com as dificuldades de aprendizado de seus alunos. Os alunos cantam na sala de aula e nas apresentações festivas e cívicas da escola. Tivemos a oportunidade de assistir a algumas apresentações da turma e concluímos que é algo comovente de se ver.
A turma é bastante agitada, precisando estar ocupada o tempo todo com atividades. A professora é muito insistente e exigente, durante a aula. Fala o tempo todo que é necessário dar um “durão” nos mais atrasadinhos.
Existem também problemas de indisciplina e pequenas brigas entre as crianças, que logo são resolvidas com firmeza pela professora.
A sala de aula é bastante ampla e confortável, com boa iluminação e ventilação. Nas paredes da sala estão expostas as produções de textos e desenhos realizados pelos alunos durante o semestre. Também um alfabeto colorido com vários tipos de letras, está colado acima do quadro.
No dia que realizei a observação participativa, a professora apresentou-me ao alunos, explicou porque eu estava ali e iniciou sua aula normalmente.
Em ato contínuo, a professora leu para os alunos uma história, “A tartaruga tagarela”. Os alunos escutaram interessadíssimos e em silêncio.
Assim que acabou de ler, comentou a historinha com os alunos e os desafiou a produzirem um texto e apresentarem em voz alta. Todos leram ou tentaram ler, pois alguns ainda não estão totalmente alfabetizados. A professora encorajava os alunos e ajudava completar as palavras, durante a leitura. Após cada criança ler o seu texto era aplaudido pela professora e pelos colegas.
A professora continuou explorando a história com exercícios de completar palavras etc.
Analise das teorias e o uso da leitura em sala de aula
Refletimos como pode o professor conduzir o ensino de objetivos específicos de leitura, considerando que, para tanto, é fundamental que ele tenha uma concepção interacionista de linguagem, pois é a concepção que norteia a metodologia e a sua postura dentro de todo o processo de ensino. Propor e oferecer objetivos específicos de leitura ao aluno para a leitura de um texto é proporcionar que ele saiba o “para quê” e o “porque” ler texto. Esse porque ler relaciona-se e profundamente em informar ao leitor o que aquela leitura, aquele determinado gênero de texto poderá proporcionar-lhe como participante da sociedade em geral, contribuindo para que possa reconhecer suas preferências ou necessidades de leitura.
Ao defendermos o ponto de vista que um professor conhecedor de teorias pode conduzir o ensino de objetivos de leitura, é preciso esclarecer que não acreditamos que apenas teorias possam resolver todo o problema, mas sim o conhecimento sobre elas, aliado, entrelaçado, unido á prática de sala de aula proporciona que o professor diante de uma atividade possa refletir e encaminha-la ou redireciona-la para o que se pretende.
Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente as demandas contemporâneas. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.
Usar a leitura de forma competente significa, também, compreender que ler é tanto uma experiência individual e única, quando uma experiência interpessoal e dialógica. E isso
...