DINÂMICA DE PRIMEIRO DIA DE AULA - ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Diogo Moreira Martini • 3/4/2016 • Dissertação • 395 Palavras (2 Páginas) • 1.974 Visualizações
DINÂMICA E METODOLOGIA DE PRIMEIRO DIA DE AULA
Os alunos dos jardins 1, 2 e 3 estão em constante descoberta do ambiente escolar, para eles, ainda, a escola não é um lugar de muitas responsabilidades, embora os mesmos precisem se ater e respeitar à algumas normas. Para o primeiro dia de aula nessas circunstâncias, cabe ao professor deixar o aluno à vontade, para que ele não se sinta um estranho diante de tantos novos rostos, até então desconhecidos.
Por isso, faz-se necessário uma dinâmica de apresentação, ressaltando porém, que a mesma não deve ser feita com meras palavras e sim como algo divertido que faça a criança se soltar, perder o medo, a vergonha. Para isso, sugere-se que o educador faça uso de um pequeno objeto, como uma bola, por exemplo e peça aos alunos que se sentem em um círculo no chão. Logo, as regras da dinâmica têm de ser dadas com calma, para que todos entendam.
A brincadeira consiste em: O aluno que está à direita do professor começa, toma a bola em mãos e diz seu respectivo nome e um fato sobre ele, como por exemplo : “ Diego, tenho um cachorro.”e assim que terminar de falar, passa a bola para o que está à sua direita e assim por diante. O professor deve estar sempre atento àqueles que apresentem dificuldades para desenvolver a brincadeira e orientá-los, mas antes de fazê-lo deve pedir aos outros alunos que expliquem a dinâmica para o que ainda não entendeu, para criar entre as crianças um sentimento de companheirismo, uma situação solidária e fomentando uma união geral da sala. Assim que a bola chegar no último aluno da roda, ou seja, o que está à esquerda do professor, a próxima orientação deve ser ministrada: Agora a bola voltará da esquerda para direita e quem recebê-la deve dizer o nome de algum colega que ele lembre da rodada anterior e o fato desse mesmo aluno citado.
Dessa forma, o professor conseguirá ministrar uma boa aula e cativará os alunos, de modo que estes passem a se sentir mais livres no ambiente escolar e já não tenham mais vergonha de interagir com os colegas, uma vez que essa interação já foi iniciada durante a gincana. Os alunos conseguem romper a barreira da vergonha e passam a ter autonomia e a se sentirem importantes dentre os colegas.
...