Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto
Por: aline19999 • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO
CURSO DE PEDAGOGIA
Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto
Disciplina: Psicologia Educacional II
Aluno (a): Aline Maria Pereira do Nascimento
RESESUMO
PAUL HENRI HYANCINTHE WALLON
PARNAÍBA-PI
2018
Henri Paul Hyancinthe Wallon foi um um filósofo,psiquiatra,pesquisador do desenvolvimento infantil,educador e político francês que nasceu e morreu em Paris(1879-1962).Vindo de uma família rica e de tradição universitária republicana se formou nesse mesmo contexto.
Foi aceito na Escola Normal Superior em 1899 e aos 23 anos se formou em Filosofia.Ministrou aulas de filosofia no ensino secundário e depois de um ano começou a estudar medicina.
De 1908 a 1931 trabalhou com crianças portadoras de deficiência mental. Seu primeiro trabalho, Délire de persécution. Le délire chronique à base d'interpretation (“Delírio de perseguição. O delírio crônico na base da interpretação”), foi publicado em1909 e foi produzido a partir das observações de crianças de 2 a 15 anos internadas nos hospitais psiquiatras que ele trabalhou.
Em 1914 serviu durante meses como médico no Exército francês e esse contato com lesões cerebrais sofridas pelos soldados o fizeram reformular suas ideias sobre a neurologia que havia feito com as crianças.
Em 1922 fundou uma escola na periferia de Paris com o objetivo de pesquisar o desenvolvimento psicológico da criança no ambiente escolar.Acreditava ainda que a psicologia e a pedagogia deveriam andar juntas,pois,ambas tem muito a oferecer uma a outra.
Wallon foi um homem engajado nas questões sociais.Ciente dos problemas e dos desafios de sua época lutou por uma sociedade mais justa e foi defensor do que lhe parecia justo.
Por conta de sua filiação ao Partido Comunista e seu trabalho de resistência foi considerado foragido pela Gestapo e em 1945 produziu sua maior obra Les origines du pensée chez I'enfant.
Se destacou por conta de seu projeto pós Segunda Guerra Mundial que falava que a formação do indivíduo favorecia o desenvolvimento de aptidões individuais e sua formação de cidadão.Esse projeto é considerado a realização concreta de seu pensamento pedagógico.
A sua teoria do desenvolvimento ficou conhecida por muitos autores como Psicogênese da Pessoa Completa. Sua base epistemológica é o materialismo dialético marxista.
Ela o oferece a fundamentação epistemológica que ele precisa para a construção de sua visão de integração entre organismo e meio e o princípio metodológico para estudar os processos psíquicos da criança.
A obra A evolução psicológica da criança pontua as ideias fundamentais do modelo dialético relacionadas ao desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento psíquico da criança para Wallon é um processo cheio de conflitos.Marcado por incertezas,hesitações,conflitos.
Wallon acreditava que não é possível dissociar o biológico do social no homem.Suas primeiras relações são geralmente familiares,depois a escola e juntas são responsáveis por formar a personalidade da criança e prepará-la para a vida social e cidadã.
O homem varia de acordo com o tipo de sociedade em que vive e é essa sociedade que propícia a evolução ou a regressão psíquica da criança.Para Wallon,a observação e a comparação são inestimáveis para á psicologia da criança.
A sua teoria tenta o desenvolvimento do psiquismo humano,seu objetivo foi mapear uma psicogênese da pessoa completa.
No desenvolvimento psíquico da criança surgem conflitos chamados por Wallon de exógena e endógena.Exógena(ambiente da criança) e endógena(maturação nervosa).
A aprendizagem é um processo contínuo,constante,permanente em aberto e inseparável do processo de desenvolvimento.
...