Diretrizes Curriculares
Por: Francineidee • 14/4/2019 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Sistema Nacional de Educação
- Conceito de sistema: “sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante” (SAVIANI, 2009, p. 38)”.
- Desafio: superar a fragmentação das políticas públicas e a desarticulação institucional dos sistemas de ensino entre si.
- Necessidade: Institucionalização de um regime de colaboração que dê efetividade ao projeto de educação nacional (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).
- O conjunto da Educação Básica deve se constituir em um processo orgânico, sequencial e articulado. (Criança, adolescente, jovem e adulto – formação para o exercício da cidadania – Desenvolvimento integral).
Acesso e permanência para a conquista da qualidade social
- Qualidade social: Algo que se concretiza a partir da qualidade da relação entre todos os sujeitos que nela atuam direta e indiretamente.
- Educação: um processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam conhecimentos e valores.
- Socializar a cultura inclui garantir a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola
- Para assegurar o acesso ao Ensino Fundamental: LDB artigo 5º instituiu medidas.
- Obrigatoriedade atribuída aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União. (recensear a população em idade escolar para o Ensino Fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso, para que seja efetuada a chamada pública correspondente).
- Quanto à família, os pais ou responsáveis: são obrigados a matricular a criança no Ensino Fundamental, a partir dos 6 anos de idade.
- Desafio: O compromisso com a permanência do estudante na (escola, pais, responsáveis, comunidade)
- Reflexão: No Ensino Fundamental e, nas demais etapas da Educação Básica, a qualidade não tem sido tão estimulada quanto à quantidade.
- O que é necessário fazer para alcançar os padrões mínimos de qualidade?
- investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos;
- Professores qualificados com remuneração adequada
- Definição de uma relação adequada entre o número de estudantes por turma e por professor.
Organização Curricular: Conceito, limites e possibilidades
- Conceito de currículo: Conjunto de práticas que proporcionam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais. (MOREIRA e SILVA, 1994).
- Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão as seguintes diretrizes:
I – a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II – consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada
estabelecimento;
III – orientação para o trabalho;
IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
Formas para a organização curricular
- Na Educação Básica, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas. (aberto, contextualizado).
- Concepção e à organização do espaço curricular e físico (incluir no desenvolvimento curricular, ambientes físicos, didático-pedagógicos e equipamentos que não se reduzem às salas de aula).
- Na organização e gestão do currículo: abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
Formação básica comum e diversificada
- Integram a base nacional comum nacional: a Língua Portuguesa; a Matemática; o conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Culturas Afro-Brasileira e Indígena; a Arte, em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música; a Educação Física; o Ensino Religioso.
- Os componentes curriculares são organizados pelos sistemas educativos, em forma de áreas de conhecimento, disciplinas e eixos temáticos.
- A LDB inclui o estudo de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna na parte diversificada.
- A língua espanhola, por força da Lei nº 11.161/2005, - obrigatoriamente ofertada no Ensino Médio, facultativa para o estudante, bem como possibilitada no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
- Leis específicas, que complementam a LDB, determinam que sejam incluídos componentes não disciplinares, como temas relativos ao trânsito, ao meio ambiente e à condição e direitos do idoso.
- No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, serão destinados pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico. (os estudantes escolherão)
...