Disciplina: Direito Administrativo e do Trabalho
Por: franci234 • 5/1/2016 • Relatório de pesquisa • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 422 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
PRÓ- REITORIA DE ENSINO
DIRETORIA DE POLITICA
COORDENAÇÃO GERAL DA REDE E-TEC
Módulo II
Professora: Glauscy Pablicia Farias de Souza
Disciplina: Direito Administrativo e do Trabalho.
Aluno (a): Francinaldo de Lima da Silva Polo: Breu Branco- Pa
Pratique: Página: 41
Em sua opinião, como a educação pode contribuir para que tenhamos uma sociedade mais cidadã? Como a escola onde você trabalha pode desenvolver em cada um dos estudantes e educadores sua responsabilidade de cidadãos? Registre sua opinião no memorial.
Acredito que a escola representa um papel fundamental dentro da sociedade pós a educação tem sido uma constante interação entre a população, pois despertar um olhar dentro da cidadania, principalmente nos alunos. É na escola que acontecem as primeiras e mais importantes interações sociais, geralmente sob os olhos atentos dos educadores. No estabelecimento de ensino o discente aprende a importância de um grupo, que por menor que seja, já é o princípio, a base para a sociedade.
[pic 3]
[pic 4]
Por que a educação é um processo de transmissão de culturas, saberes, conhecimentos; é um processo de socialização que pode ocorrer de maneira informal, no cotidiano, pela família ou pela sociedade ou de maneira formal, com métodos e práticas pedagógicas, com conhecimentos e aspectos culturais que só encontra dentro da escola.
[pic 5]
[pic 6]
Tanto em pequeno grupo de estudante da escola, o papel de cada discente é importante e peça fundamental para interação em os colegas. A partir disto, desta vivência o ensino aprendizagem ele irá desenvolver-se como cidadão, afinal seu papel como cidadão dentro da sociedade nada mais que será do que sua participação e de grande importância em um grupo maior.
Por que ao ensinar ser aprender e alcançaram dimensões significativas, pois o processo ensino-aprendizagem tornou-se uma realidade presente na relação entre os sujeitos e objetos. Alguém ensina e alguém aprende. Quem ensina aprende e quem aprende tem algo a ensinar. Nessa relação, a educação se constitui numa construção do conhecimento que é pautado na busca de novos saberes, novas práticas e significações. A educação concebida simplesmente como transmissão de conhecimento para o aluno ou o cidadão, não respeitando a autonomia desses sujeitos não mais se sustenta.
...