Escola, violencia e direitos humanos
Por: 190168 • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 991 Visualizações
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Escola, Violência e Direitos Humanos
Coordenação: Profª .Aura Helena Ramos
Tutoria: Profª.Elisa dos Anjos e Profª.Rosana Oliveira de Assis
- AD 1 – 2012/1
NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA, VAMOS EXPLORAR OS TEMAS 01 E 02 DO NOSSO PROGRAMA. Assista uma breve entrevista da Professora Vera Candau disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=yvTXQNlmvUY.
QUESTÃO 1 - 10 a 20 linhas - 05 pontos
- Relacione as observações da entrevistada à afirmação abaixo, extraída do Texto 1:
Sobrevivência e convivência são certamente as duas questões centrais para a humanidade no mundo globalizado.
Sabemos que sobreviver é se adaptar à nova realidade. Hoje, os meios de comunicação e de transporte fizeram com que o tempo se tornasse mais rápido e as distâncias mais curtas. Interagimos com povos de diferentes localidades, culturas, religiões... Diferentes referências de mundo, de valores, de crenças, ou seja, estamos convivendo com o “outro”. Conviver com o outro, em um mundo globalizado, significa sobreviver, pois se trata de uma disputa de poder, aquele considerado “mais poderoso”, dita as regras e o “menos poderoso” obedece. De acordo com a Professora Vera Candau, o ambiente escolar deve promover a igualdade e reconhecer as diferenças. A escola não deve tratar a diferença como um problema, e sim, valorizada. Os educadores precisam ter consciência de que atitudes geram preconceitos, e que a sala de aula deve ser um ambiente de respeito e valorização, onde constrói a igualdade na diferença.
QUESTÃO 2 - 10 a 20 linhas - 05 pontos
Analise as considerações da Profa.Vera, considerando as perspectivas de multiculturalismo mencionadas no Texto 2: conservador, liberal e crítico.
O multiculturalismo conservador reconhece que existem outras culturas, porém as trata como inferiores. Nas escolas, a percebemos quando o fazer pedagógico se objetiva em transmitir os conteúdos de maneira que os alunos os assimilem de forma planejada e organizada segundo a lógica destes conhecimentos.
O multiculturalismo liberal admite e respeita a diferença, desde que, não ultrapasse os limites do particular, a liberdade está restrita aos grupos fechados, pois as relações sociais continuam sendo regidas pela cultura hegemônica, esta considerada superior, mesmo dentro das escolas existe tal hierarquia.
O multiculturalismo crítico considera que os saberes e a cultura estão em permanente produção, sempre inacabada sendo a escola um ambiente que favorece e reconhece a produção de saberes. A Professora Vera Candau em sua visão pedagógica nos orienta a tratar nossos alunos como iguais dentro das suas diferenças, estes não podem se sentir inferiores. É preciso construir relações de respeito onde cada um seja valorizado nesta realidade complexa e móvel.
...