Esquema: Estado e Políticas Públicas Sociais
Por: Cristiene Oliveira • 21/4/2023 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB [pic 2]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB/CAPES
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/EAD
POLO: SANTANA-BA
DISCIPLINA: POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
PROFESSORA: ENNIA DÉBORA P. BRAGA PIRES
TUTORA: LUCIANA SOUZA VIANA
DISCENTE: CRISTIENE OLIVEIRA SILVA
Esquema: Estado e políticas públicas sociais
- Diferença entre Estado e Governo
Compreende-se Estado como o conjunto de instituições políticas, Executivo, Legislativo e Judiciário que possibilitam a ação do governo. Tem como objetivo aplicar e fiscalizar políticas públicas que correspondam ao bem-estar e integração da nação, isso acontece quando representam, organizam e atendem o povo que habita o seu território como as universidades, escolas hospitais, a previdência social, o ministério público, o exército, etc. Já o Governo é um conjunto de programas e projetos que parte da sociedade, vai gerenciar as instituições do Estado por um determinado período.
- Políticas públicas
Políticas Públicas são conjuntos de atividades, projetos e ações desenvolvidas por órgãos governamentais para garantir direitos à sociedade, e são de responsabilidade do Estado. Em relação a implementação e manutenção, parte de um processo de tomada de decisões que envolve órgãos públicos e diferentes organismos e agentes da sociedade relacionados à política implementada.
- Entendimento de políticas sociais
Essa política foi criada para abordar questões da sociedade voltadas para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades através da redistribuição dos benefícios sociais.
- Educação como uma política pública social
Como as políticas sociais é para estabelecer a equidade à população, a educação entra nesse quesito como uma necessidade básica para que assim, diminua a desigualdade social, trazendo para as pessoas a oportunidade de alcançar novas perspectivas.
- Função do Estado no campo das políticas sociais segundo tradição marxista
- Atuar como regulador de serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto;
- Cuidar não só de qualificar permanentemente a mão-de-obra para o mercado, como também, através da política e programas sociais, manter sob controle parcelas da população não inseridas no processo produtivo;
- Assegurar as condições materiais de reprodução da força de trabalho, visando uma adequação quantitativa entre a força de trabalho ativa e a força de trabalho passiva e da reprodução da aceitação desta condição.
- Como a tradição neoliberal consideram as políticas sociais
O neoliberalismo combate a política do Estado de Bem-Estar Social. Defendem ainda as liberdades individuais, criticam a intervenção estatal e elogiam as virtudes reguladoras do mercado, porque a iniciativa individual é vista como base da atividade econômica e justifica o mercado como regulador da riqueza e da renda.
...