Estagio na Educação Fundamental
Por: jacmalagoli • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 119 Visualizações
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola escolhida para a realização do estágio curricular obrigatório foi a Escola Municipal de Educação Fundamental, a qual contempla o Fundamental I, atendendo desde o 1º ao 5º ano e fica localizada na Avenida.
Vinculada a Diretoria de Ensino de Piracicaba, a instituição foi inaugurada em 2012 e possui uma estrutura física bem conservada. Em suas dependências encontra-se: dez salas de aula, um laboratório de informática com 25 computadores, uma quadra de esportes descoberta, uma biblioteca, uma sala da diretoria, uma sala da secretaria, uma sala da coordenação, uma sala dos professores, uma sala para inspetores de alunos, quatro banheiros para alunos e dois banheiros para funcionários, uma cozinha, um almoxarifado e dois pátios para intervalos e recreios.
A infraestrutura da escola é boa, porém existem algumas salas com pouca ventilação e muito barulho, pois suas janelas ficam voltadas para o lado da quadra onde os alunos praticam Educação Física, o que é um grande obstáculo para que se possa ter um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva.
Contudo, a escola é muito boa, sempre esta limpa e tem funcionários prestativos que sempre estão dispostos a ajudar.
INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado no período de 20 de março de 2018 ao dia 27 de abril de 2018, sendo acompanhadas as turmas: 1º A e 4º B.
Inicialmente foram observadas as atividades que eram realizadas pelas turmas, assim como o espaço e os materiais utilizados para a aprendizagem dos alunos. Desta forma pude conhecer o contexto da sala de aula e as práticas educativas utilizadas pelo professor.
Pude notar que a escola tem uma prática de inclusão muito explícita, pois existem muitos alunos com deficiências na escola, sendo alunos com síndrome de down, autistas, alunos com atraso mental, entre outros. Fato este, que faz a escola ser diferenciada, pois várias salas contam com professores auxiliares para dar suporte a esses alunos, o que na realidade nem sempre acontece.
A turma de 4º ano que observei contava com 34 alunos, dentre os quais um era autista e uma tinha uma deficiência mental grave. Ambos ficavam com a professora auxiliar, que muitas vezes tinha que deixá-los para assumir outra sala devido à falta de professores.
Já o 1º ano possuía 32 alunos em processo de alfabetização, sendo uma aluna de inclusão, sem professor auxiliar. Contudo, a professora conseguia lidar bem com a situação devido à experiência que possuía com esse tipo de alunos.
A escola conta também com aparelho de multimídia, computadores e tablet que é usado constantemente durante as aulas, principalmente no 4º ano nos projetos de leitura e sarau que a turma estava desenvolvendo.
Após o período de observação passei a auxiliar as professoras com os alunos que apresentavam maior dificuldade, sendo um dos momentos mais ricos e importantes em aprendizagem significativa que me deparei ao longo do curso, já que trouxe situações reais, proporcionando espaços de reflexão-ação-reflexão, como defende Paulo Freire, das práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem.
PERFIL DOS PROFESSORES
Durante o estágio pude acompanhar duas professoras: Neiva – 4º ano e Telma – 1º ano.
Acompanhei cada uma das professoras e turmas por 50 horas cada, durante o período mencionado na duração do estágio.
A professora Telma apresentou-se extremamente capacitada, com muita experiência em diversas etapas da alfabetização, uma vez que a mesma já leciona há seis anos no 1º ano. Não apresentou dificuldades, mesmo com aluna com síndrome de down na sala e sem professor auxiliar.
Já a professora Neiva, também muito experiente, trabalhava de forma mais teórica, enfatizando a leitura e a interpretação de textos, o que deixavam as aulas cansativas e monótonas, principalmente para os alunos que tinham dificuldade com a leitura (nesta sala havia dois alunos com sérios problemas de alfabetização, mas que foram progredindo de ano devido ao sistema de ensino público que não repete o aluno presente).
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
Durante o período em que acompanhei as aulas da professora Telma (1º ano), percebi o avanço dos alunos no reconhecimento dos números e letras, sons e sílabas, tudo trabalhado de forma muito lúdica, o que em minha opinião facilitou a aprendizagem.
Já no caso da professora Neiva (4º ano), o ensino era apresentado de forma mais teórica. Contudo, a escola estava desenvolvendo um projeto de leitura e sarau com os 4º anos, que contava com auxílio de aparelho multimídia e computadores, fato este que diminuía a monotonia das aulas para os alunos com dificuldades.
FOCOS DE OBSERVAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- ARTE E O LÚDICO:
A arte e o lúdico são essenciais para a formação do indivíduo, pois quanto mais uma criança é colocada em contato com a arte, maior será o seu desenvolvimento em relação à percepção visual e sua capacidade de reflexão. Para Vygotsky:
“O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.” (Vygotsky, 1998).
Ao acompanhar a professora Telma e a turma do 1º ano A, notei que para alfabetização é essencial a utilização do lúdico. A professora conseguiu muitos avanços com os alunos que apresentavam maior dificuldade, pois trabalhava com exemplos do cotidiano das crianças, sempre envolvendo músicas, cores e desenhos.
Numa tentativa de ensinar aos alunos sobre ordem crescente e decrescente, ela chamou diversos alunos à frente da sala para que fossem colocados lado a lado e comparando suas estaturas, de forma divertida, conseguiu ensiná-los.
Já no processo de leitura e escrita, a professora utilizou algumas vezes músicas e cantigas para ensinar sílabas e palavras, acompanhadas de um aparelho de som e retroprojetor que transmitia imagens de animais e desenhos, fazendo com que os alunos assimilassem facilmente a matéria.
Contudo, no 4º ano não notei a presença da arte e do lúdico dentro da sala de aula, como já mencionei anteriormente.
- A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA:
A utilização da tecnologia em sala de aula é extremamente importante nos dias atuais, pois a utilização a favor da aprendizagem aguça a percepção das crianças e amplifica o aprendizado.
...