FUNDEB: COMPETENCIAS PARA EDUCAÇÃO BASICA
Por: maran • 26/1/2019 • Trabalho acadêmico • 6.291 Palavras (26 Páginas) • 233 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MARY ANDREA DA SILVA SANTOS
FUNDEB: COMPETÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
TUTOR: IZABEL DE LOURDES GIMENEZ DE SOUZA
ANDRADINA/ SP
2017
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MARY ANDREA DA SILVA SANTOS
FUNDEB:COMPETÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho final de conclusão do curso do Fundeb no âmbito do Programa Formação para Escola.
TUTOR: IZABEL DE LOURDES GIMENEZ DE SOUZA
ANDRADINA/ SP
2017
RESUMO
O presente trabalho apresenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb que foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos. A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões, a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos. Desta maneira, este trabalho se vale de pesquisa online e bibliográfica, para o levantamento de informações relevantes e a eficaz na consolidação do conhecimento acerca do tema e da elucidação da possibilidade de acompanhamento por meio de instrumentos criados pela legislação para garantir a efetividade das ações e destinação adequada das verbas públicas. Não há a intenção de que as informações presentes sejam fidedignas à realidade, contudo a abordagem será entorno da legislação e seus mecanismos, para que se conheçam essas ferramentas que são fundamentais para a promoção da educação no Brasil.
Palavras Chave: Fundeb. Cacs. Educação Básica.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 11
CAPÍTULO I
1- Psicopedagogia e sua importância na educação: O que é psicopedagogia? 14
1.1- Histórico da Psicopedagogia 17
1.2- A história da Psicopedagogia geral e no Brasil 19
CAPITULO II
2- O ato de brincar enquanto necessidade Educacional e a intervenção Psicopedágogica 23
2.1- A brincadeira infantil sob o olhar psicopedagógico 27
2.2- O brincar e a história cultural 28
CAPÍTULO III
3- Métodos e campos de atuação da prática psicopedagógica 34
3.1- A Psicopedagogia Institucional 35
3.2-Impasses e desafios para regulamentação da Psicopedagogia como profissão 37
3.3- O papel da Psicopedagogia com os jogos 39
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
INTRODUÇÃO
O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (LDBEN Art. 21 e 22). Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.
Contudo o oficio da educação é delicado, exige sabedoria, paciência e muita força de vontade. A conquista da educação não é apenas uma simples vaga na escola, mas também a gratuidade, a inclusão, a permanência, a formação profissional, a garantia dos recursos e sua devida aplicação. No intuito de contemplar todos esses objetivos foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que visa a normatização dos processos relacionados à área da educação. Bem como seu acompanhamento por pessoas da sociedade atuante na educação, visando sua correta implementação em todas as esferas da sociedade. Neste trabalho serão apresentadas suas características e a análise sobre a aplicação na sociedade em que estamos inseridos com objetivo de compreender os recursos financeiros que norteiam a educação.
O estudo deste Módulo foi de grande relevância, trazendo, pois, muitos esclarecimentos a respeito do FUNDEB: como é organizado e a origem dos recursos que compõem o Fundo – tanto no âmbito Federal, Estadual e Municipal; os fatores de ponderação (e como são feitos os cálculos) e a distribuição dos recursos, como também a complementação da União.
Contudo é possível perceber irregularidades que rodeiam a composição do fundo. Percebe-se, também, que as exigências de execução do Fundeb e de sua manutenção não são observadas pelo correto e sustentável manuseio desses recursos financeiros. Por isso a sociedade deve participar efetivamente de todo o processo de gestão dos recursos do Fundeb, acompanhando as etapas relacionadas à previsão orçamentária, distribuição, aplicação e comprovação do emprego desses recursos, para exigir uma educação com mais qualidade.
...