Fundamentos da Educação Especial
Por: lilikam • 27/9/2019 • Resenha • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 192 Visualizações
1. INTRODUÇĀO
O processo educacional da modalidade de educação especial e educação inclusiva é um processo democrático, e inclusivo por parte dos educadores e da escola, sendo um processo ético, de valor a diversidade humana. A literatura infantil vem se destacando como uma forma eficaz de debater a inclusão, pois durante o processo imaginativo, a criança tem a oportunidade de criar de forma prazerosa e de experimentar sensações e sentimentos que revelam sua visão sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre suas atitudes. Pensando assim, utilizamos a literatura infantil como ponte para compreensão sobre a temática inclusão e elaboramos uma sequencia didática que proporcionou uma reflexão sobre o preconceito existente dentro das escolas, possibilitando assim, uma mudança de pensamento e, sobretudo, de atitude para com as crianças com deficiência. Após apresentar o livro para a classe, leitura oral dos textos, reflexão sobre os assuntos abordados. Depois dessa conversa inicial, apresentar os livros em braille para todos da sala.
2. TAREFA
Além de recursos técnicos e profissionais de apoio, o atendimento das crianças com deficiência exige uma gama de afetos e interesses múltiplos. A atividade foi iniciada com a leitura do livro de 2 livros, seguida do relato das primeiras impressões que os alunos tiveram da história. Numa roda de conversa verificar se as crianças compreenderam a mensagem do livro e atribuíram significados diferentes para cada situação vivenciada pelos personagens, de acordo com suas realidades sociais e afetivas. O 1 livro é uma coletânea de contos, Meninos de todas as cores, de Luisa Ducla Soares, e o outro sobre o folclore brasileiro, participando de atividades com movimentos ritmados, diferentes sonorizações, conhecendo as possibilidades expressivas do próprio corpo e habilidade cognitiva. A duração das atividades, ficara aproximadamente em 50 minutos, onde será trabalhado com todos inserido em nossa história, mediante conversas e exposição auditiva e visual a fim de atingir todos os alunos da classe (videntes e cegos). Através de textos curtos, de fácil compreensão, ou seja, que ofereçam a todos os alunos um entendimento rápido sobre o assunto e introduza questões a fim de privilegiar a interação entre todos.
Recursos didáticos usados:
Link do livro on line, livros comuns e em braille, explorar com todos os alunos os tipos de materiais usados na aula.
https://www.livrebooks.com.br/livros/meninos-de-todas-as-cores-luisa-ducla-soares-nd7dwaaqbaj/baixar-ebook
3. PROCESSO
Com o acesso à literatura infantil, a criança adquire novos conhecimentos e desenvolve características capazes de acompanhá-las por toda a vida. É através dessa literatura que a criança se redescobre e encontra soluções para alguns dos seus problemas infantis, ao projetar nos personagens as inseguranças e curiosidades próprias desta fase, ou seja, quanto mais cedo a criança tiver acesso à leitura, mais possibilidades ela terá para desenvolver suas múltiplas competências.
Ensinar como devemos respeitar nossos colegas que possuem deficiência, e como podemos ajudá-los no nosso dia a dia.
Metodologia de trabalho: Questionários, leitura oral, apresentação de objetos.
Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa;
- Recursos auditivos auxiliar educativos;
- Ambiente amplo;
Através de áudio explicativo, as crianças conhecerão a origem a e cultura da música brasileira, sobre a importância das cantigas do folclore, poderá apresentar as crianças, atividades de roda (cirandas) com músicas do repertório do folclore brasileiro.Após a confecção do brinquedo, as crianças poderão brincar com ele. Dicas: - Para a confecção do material a ser usado, em nosso caso a peteca, separe todo o material e procure usar aqueles que contêm diferenças ao ser tocado, e faça por etapas para que o seu aluno cego consiga acompanhar todo o procedimento da confecção, explique a ele, por exemplo, se for usar uma pena, que a pena tem um cabo ao meio, e que a pluma é suave e flexível. Faça sempre seu aluno conhecer o material manuseando-o, apalpando-o.
4. FONTE DE INFORMAÇĀO
livros digitais, no formato CD oferecem ao usuário amplas possibilidades e facilidades na exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliados.
o acesso à televisāo.
DVD.
computadores da escola.
livros em braille.
livros comum.
https://canaldoensino.com.br/blog/11-livros-gratuitos-sobre-educacao-inclusiva
livros para auxiliar em pesquisa https://www.livrebooks.com.br/?q=ATIVIDADES%20PARA%20CONFECCIONAR%20(%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL)
Link: http://www.smartkids.com.br/passatempos/folclore/trava-linguas.html
link: http://www.brasilescola.com/historiab/folclore-brasileiro.htm
5. AVALIAÇĀO
A avaliação se dará através de processos contínuos, individuais e em grupos, respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito. Trabalhos manuais, produção textual, processo de criar novos contos, ou teatro. E no decorrer da aula, onde o professor deverá
...