A escola esta localizada em um bairro periférico em área de mananciais, no Bairro Jardim Orquídeas em são Bernardo do campo.
Esta localizada em um bairro periférico.Condições externas:Não existe presença de ruídos é uma rua sem saída bem tranqüila, quanto a poluição existe um grande número de caminhões estacionados nesta rua, eles chegam e saem com grande freqüência causando muita fumaça preta.Áreas internas: Pude observar que todas as salas possuem duas portas e janelas possibilitando boa ventilação, todos os espaços são bem iluminado.Quanto a mobília devido ser creche as salas de aula não possuem mesas nem cadeiras, possui apenas um armário de uso das professoras, para o uso das crianças existe somente um suporte preso na parede para que as crianças pendurem as mochilas quanto ao restante da escola é tudo adaptado para a faixa etária .
Sobre a acessibilidade :A escola não possui alunos com necessidades especiais, mas possui rampa.
A escola não possui laboratório de informática, possui sala de leitura para os profissionais com livros de formação, projetos, planos da escola, livros para projetos, livros de oficina, livros de pensador, jornais revistas nova escola, referencial curricular. Porém observei que os funcionários fazem pouco uso.
EU NO MEIO – NA ORGANIZAÇÃO
A equipe gestora é composta por um diretor pedagógico, um coordenador pedagógico e um auxiliar administrativo, esses profissionais atuam nas áreas de formação dos demais profissionais da escola dando apoio pedagógico aos professores no desenvolvimento das atividades com as crianças, trabalham com instrumentos metodológicos e projetos sobre o brincar na educação infantil.A escola tem como estrutura administrativa a secretaria que possui mesas e cadeiras, computadores, armário pedagógico, possui também uma sala para os professores espaço que é usado também para reuniões com a equipe gestora e professores com os pais.A rotina do coordenador é acompanhar as professoras nas rotinas e planejamento, dando suporte com as intervenções necessárias.A rotina do auxiliar administrativo é separar documentos, tirar Xerox, ler responder enviar email, atender telefone, atender portão, fazer bilhetes, calendários, fazer digitações, organizar prontuários das crianças mantendo sempre atualizados.A função do diretor é observar a rotina ver o que precisa ser mudado, fazer atendimento com os pais, atualizar o quadro de funcionários, resolver conflitos.
A escola possui 106 crianças sendo 48 no infantil I e 58 no infantil II, os funcionários são divididos da seguinte forma 7 professores, 5 auxiliares de sala, 2 cozinheiras, 2 auxiliares de serviços gerais, 1 diretor pedagógico, 1 coordenador pedagógico, 1 auxiliar administrativo.
A reunião de pais é organizada com bastante antecedência os pais são avisados bem antes do dia para que eles possam se organizar para participarem, mas mesmo sendo divulgado com antecedência ouve pouca participação dos pais.A reunião pedagógica é planejada pela equipe gestora com antecedência a equipe pesquisa textos e vídeos para compartilhar com os profissionais a fim de proporcionar interação e aprendizado, nesta reunião os profissionais tem a oportunidade de trocarem experiências rever novas praticas , a escola não realiza atividades extracurriculares.
Tive facilidade em acessar o ambiente escolar pois esta localizada em um lugar de fácil acesso os funcionários me acolheram super bem me ajudando em tudo que foi necessário tive total liberdade para observar a rotina e documentos da instituição.
O único evento que pude participar envolvendo a comunidade foi a reunião de pais, foi um momento de aprendizado muito bom, porém não houve muita participação .
Sobre o projeto pedagógico da escola pude observar que a escola tem como meta trazer os pais a participar do meio escolar, organização das rotinas e dos espaços, participação da comunidade mais ativa na elaboração do PPP, conseguir mais livros para o manuseio das crianças. Pontos positivos: Os espaços e a rotina foram bem organizados e são seguidas de acordo com o PPP, a escola conseguiu doações de diversos e estes foram organizados de maneira que as crianças possam ter acesso e manusear .Pontos negativos: A escola não conseguiu alcançar a participação dos pais , pelo que entendi os pais não participam da elaboração do PPP o mesmo é feito apenas pelos funcionários, notei também que os funcionários não se interessa pelo PPP.
A relação entre a comunidade escolar e a comunidade que esta inserida não é uma relação de muita interação as crianças fazem apenas um passeio fora da creche por ano, o contato é só na entrada e saída da escola pois muitos pais tem filhos em mais de uma escola isso dificulta a participação deles na escola . A comunidade escolar não tem muito acesso a bens culturais devido a falta de recursos por isso a escola não promove esse tipo de atividade.
A escola é uma escola particular que tem convenio com a prefeitura de São Bernardo do Campo, esta localizada em uma comunidade onde a renda salarial de toda a comunidade é baixa.
O QUE FOI POSSÍVEL APRENDER: AVALIAÇÃO
Durante meu período de estagio alcancei meus objetivos que descrevi em meu plano de estagio, pude aprender a organizar uma rotina a incentivar os funcionários a segui-la. Pude ver como é importante o trabalho em conjunto entre gestor e equipe docente, pude aprender como é a realização do trabalho feito pela equipe gestora, organização de documentos rotinas, posturas com os funcionários, dar a ajuda e suporte necessário, saber mediar conflitos, saber planejar , o saber lidar com os pais , saber organizar reuniões sempre levando em conta que suporte o grupo esta precisando no momento.
No meu período de estagio tive meus objetivos alcançados mesmo quando a pratica não era como esperava, ou era de forma errada mesmo assim pude aprender, tive a oportunidade de participar diretamente de algumas praticas isso me proporcionou um aprendizado maior.
REFERÊNCIAS
De acordo com a ABNT (NBR 6023) "referências” é um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação”.
Na listagem das referências, você deve colocar as obras que foramcitadas no trabalho e não, todas as obras consultadas.
Atenção: como citar as obras
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1996.
MANUEL, J. e MÉNDEZ, A. Avaliar Para Conhecer: Examinar Para Excluir .Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem - entre duas lógicas, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: Artes e ofícios da participação coletiva.Campins/ SP: Papirus, 1994.
...
Baixar como (para membros premium)txt (7.6 Kb)
pdf (95.3 Kb)
docx (15.3 Kb)