Glossário de Filosofia da Educação Brasileira
Por: Katrin Corrêa • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
Página 1 de 3
C
- Ciência- É o conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, conhecimento e na experimentação.
- Conhecimento- É o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
- Conhecimentos Empíricos- É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseados nas experiências, sem comprovações científicas.
D
- Demofobia- É o preconceito e/ou ódio contra os pobres.
- Dogma- Tudo o que é aceito sem comprovação.
E
- Escola Nova- O aluno é o centro, os pensadores discordam com a escola tradicional. O professor deixa de ser o centro e passa a ser o mediador. Na escola nova a disciplina deixa de ser rigorosa e passa a ser mais branda. A turma é vista de forma heterogênica (todos são diferentes através da psicologia). Há uma construção do conhecimento.
- Escola Tradicional- O professor é o centro, ele transmite ensinamentos, ele é enciclopédico, a disciplina é rigorosa e a turma é vista de forma homogenia. Valorização do racional e do lógico, valorização da transmissão do conteúdo e a valorização da memorização que significava resultado de um processo de aprendizado profundo.
F
- Feudalismo- Foi um modo de organização social, política e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do proprietário de terras, o senhor feudal.
- Filosofia- significa “Amizade ao saber”. É a reflexão racional ligada as grandes questões humanas.
- Filosofia da Educação- Reflexão sobre o problema no campo educacional.
I
- Ideologia- Ideia voltada para uma ação política.
- Iluminismo- Defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política
- Individualismo- Cada um é responsável pelo seu progresso.
L
- Liberalismo Político- O homem nasce livre desde o nascimento, ele é detentor dos direitos individuais.
- Lúdico- Como você produz o real.
P
- Pedagogia- É a ciência que estuda a educação dos jovens, estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento com um todo.
- Pedagogia Liberal Progressivista- O papel da escola é adequar às necessidades individuais ao modo social. Os conteúdos são oferecidos em função de experiências que o sujeito vivência.
- Pedagogia Liberal renovadas não diretiva- O papel da escola é voltado para formação de atitudes. Eles têm preocupações com os aspectos psicológicos do aluno, visando à mudança interior. O conteúdo de ensino tem ênfase no processo de desenvolvimento de relação e comunicação.
- Pedagogia Progressista Libertária- O papel da escola é a transformação da personalidade no sentido libertário e autogestionário. A força do coletivo traz a mudança. As matérias são disponibilizadas, mas não obrigatórias, o que importa é o conhecimento oriundo da experiência vivida pelo grupo no campo de participação e crítica.
- Pedagogo- Aquele que propõe uma reflexão. Ele pensa, reflete sobre o problema, tem uma resposta cotidiana e teórica sobre o tema.
R
- Revolução Francesa- Crítica à sociedade tripartite. A sociedade passou a ser dividida em três partes: Clero, nobreza, camponeses e servos.
- Revolução industrial- Construção de um novo mundo, substituição do trabalho manual (artesanal), pelo trabalho assalariado e com o uso das máquinas.
S
- Senso Comum- São explicações cotidianas que passam de sociedade para sociedade. Podendo ser verdadeiras ou não. O senso comum não tem provas científicas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com