IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
Por: Ludimilla Barcelos Gandra • 28/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 447 Visualizações
FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE
CIBELLE AZEVEDO AMARAL
ÉRICA GOMES MARIZ
LUDIMILLA SILVA DE BARCELOS GANDRA
VALDIRENE MARIA DOS SANTOS
IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BETIM
2018
FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE
CIBELLE AZEVEDO AMARAL
ÉRICA GOMES MARIZ
LUDIMILLA SILVA DE BARCELOS GANDRA
VALDIRENE MARIA DOS SANTOS
IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO DE PESQUISA apresentado como requisito parcial para a disciplina de PROJETO INTEGRADOR II do curso de Graduação em Pedagogia e Recursos Humanos.
Profª. Orientador: Fátima Caldeira Brant
BETIM
2018
SUMÁRIO
1. DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA 4
1.1 TEMA: 4
1.2 PROBLEMA: 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4.HIPÓTESES 6
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6.METODOLOGIA 10
7.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS: 11
9. CRONOGRAMA 13
10. ORÇAMENTO 15
11. REFERÊNCIAS 16
1. DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA
1.1 TEMA:
Importância das Brincadeiras e Cantigas de Roda na Educação infantil
1.2 PROBLEMA:
Quais os desafios dos professores para minorar o foco dos alunos da tecnologia?
2. JUSTIFICATIVA
Estamos diante de uma sociedade tecnológica, consumista, onde brincadeiras e cantigas de roda estão sendo abandonadas e substituídas por brinquedos eletrônicos que vem manipulando as crianças, tirando a sua liberdade de pular, correr e socializar.
Para que as brincadeiras tradicionais, não se percam, deve ser resgatada pelos docentes e escola.
O resgate das Cantigas de roda é importante para que as crianças da sociedade não fiquem presas ao mundo tecnológico (computador, televisão, brinquedos e jogos eletrônicos) e que possam desfrutar de brincadeiras e cantigas de roda que fizeram parte da nossa infância e para a massificação cultural.
O referido projeto será uma grande ferramenta para os professores, e a quem está se introduzindo na área da educação, para que possam atuar e transmitir conhecimento com segurança para os educandos.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Analisar os desafios dos professores, em minorar o foco dos alunos da tecnologia e conseguir introduzir brincadeiras antigas e cantigas de Roda no Ensino Infantil.
3.2 Objetivos Específicos
- Mensurar o uso pedagógico das brincadeiras antigas e cantigas de roda no contexto escolar.
- Verificar em que medida as brincadeiras antigas e cantigas de roda estão inseridas no cotidiano nas turmas da Educação Infantil.
4.HIPÓTESES
As brincadeiras antigas e cantigas de roda não tem sido utilizada como elemento pedagógico na escola para diminuir o uso dos brinquedos eletrônicos.
Os professores não estão aptos para enfrentar o mundo tecnológico
As brincadeiras antigas e cantigas de roda realizadas na educação infantil contribui para o desenvolvimento integral da criança.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A visão que temos de infância vem se transformando ao longo do tempo, conforme com o contexto histórico, social e cultural de cada comunidade.
Desse modo, compreende-se que a infância é uma construção histórica. Partindo dessa compreensão, permite significar o passado e alterar o presente. No suceder da história, o entendimento do brincar tornou-se o centro de inúmeros pesquisadores, que tem cooperado para a compreensão de que o brincar é indispensável para o desenvolvimento integral da criança.
Outras visões marcantes a serem ressaltadas o contexto das brincadeiras, dos jogos, dos brinquedos é o diálogo entre as gerações, cooperando para a reconstrução da realidade passada e atual. O ato de brincar possibilita uma ordenação da realidade, uma oportunidade de lidar com regras e manifestações culturais, além de lidar e comunicar com o outro, com seus anseios e sensações de perda e vitória.
Conforme, Winnicott (1975, p.79) " a brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e portanto, a saúde, o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação".
Importantes ações públicas tem sido desenvolvida para a educação infantil. Apesar disso no tempo atual notamos que as brincadeiras antigas e as cantigas de rodas vem sendo influenciada pela era tecnológica, em decorrência, reparamos que houve "um abandono ou desinteresse" das brincadeiras antigas e as cantigas de rodas.
No rebuliço, na falta de tempo do mundo atual, a televisão, jogos e brinquedos industrializados têm sido forte atuante na vida das crianças.
Com a criação de grandes centros urbanos, houve uma expressiva mudança de hábitos impostos pelo crescimento da sociedade. As brincadeiras antigas e as cantigas de roda foram se transformando no passar dos séculos.
...