Jogos recreação e brincadeiras
Por: Lidiane Lima • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 515 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
POLO MACEIÓ
LIDIANE DO NASCIMENTO
ATIVIDADE 1
Maceió/AL
2015
LIDIANE DO NASCIMENTO
ATIVIDADE 1
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Jogos, Recreação e Brincadeiras.
Maceió/AL
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDU
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: JOGOS, RECREAÇÃO E BRINCADEIRAS.
Nome: Lidiane do Nascimento Lima
Data: 14/01/2015
[pic 2]
O autor traz uma excelente reflexão sobre o contexto e o espaço educativo e como esses elementos podem auxiliar quanto ao desenvolvimento das potencialidades das crianças.
O autor trata também da questão organizacional do espaço e que lugar ele ocupa na pedagogia e ainda de que forma ele refletirá nas teorias e práticas pedagógicas se pensados como ambiente com qualidade capaz de ajudar a desenvolver projetos que construam situações que gerem experiências e mediem a interação entre adultos e crianças.
O ambiente irá promover experiências que demonstrarão as características particulares das crianças através das brincadeiras livres e expontâneas, para isso, ele ressalta que deve ser um espaço acolhedor que deve ser um espaço acolhedor e propício as mais diversas atividades.
Quanto ao contexto o autor explica a grande capacidade que ele tem de influenciar a criança uma vez que se ele for adequadamente organizado faz com que surja a criança capaz e competente. Para que isso ocorra é preciso utilizar as informações que são produzidas na ação como forma de permitir que a criança construa a sua identidade, uma vez que sequências pré-estabelecidas empobrecem as experiências advindas do imprevisível.
Fortunati discute também uma gestão capaz de garantir efetiva qualidade dos serviços educativos. Isso, segundo o autor, só será obtido se houver interação que permita uma aproximação entre as necessidades das famílias, que seria oferecer serviços em horários diferentes como: creche, espaço de jogos e brincadeiras, etc.
Em suma, o autor promove um diálogo capaz de remeter o leitor ao reconhecimento de que um espaço e uma boa organização das atividades que serão promovidas ao longo do dia pelas crianças são importantes para que os professores possam observar e dar respostas que estejam de acordo com as necessidades das crianças de modo coletivo e individual.
...