Música na Educação Infantil
Por: Maicon Cesar Seemann • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
Música na Educação Infantil
Maicon Cesar Seemann
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
1.1 RESUMO
1.2 – INTRODUÇÃO
1.3 A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Resumo
A música e o brincar na educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança. A música contribui para um processo de aquisição de autonomia.
Ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e no processo da aquisição da linguagem escrita.
1.2 INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a importância da música na educação infantil. A intenção é apresentar como é importante trabalhar a música para as crianças na educação infantil.
A pesquisa partiu de fontes eletrônicas.
1.3 A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Música é um processo de construção do conhecimento, as sensibilidade, criatividade e gosto artístico.
Permite o desenvolvimento físico, psíquico e mental da criança. Desde o ventre da mãe o bebe já recebe os estímulos da música, já percebe os sons a sua volta e quando nasce já gosta de alguns gêneros de música que a mãe escutava na gravidez.
É muito importante que a criança seja inserida no mundo da música logo na primeira infância, inserindo a música em casa na escola, assim a criança irá aprender agostar a música, vai conhecendo melhor a si mesma, desenvolve uma noção corporal, favorece a comunicação com o outro.
Na educação infantil é necessário que seja bem trabalhados essa questão de música, pois ainda na pré- escola as crianças ainda não se concentram na música, por isso devemos apresentar a música em forma de teatro, jogos, brincadeiras, histórias. Para que assim as crianças se motivem e prestem mais atenção na música motivando assim a sua participação.
Um trabalho que podemos apresentar a música, seria em brincadeiras, fazendo com que a criança diferencie os sons, as intensidades sonoras, criem livremente uma música.
A música se bem trabalhada possibilita a descoberta de novos dons, a criatividade e o raciocínio.
Pontuar a música na educação é defender a necessidade de sua prática em nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas; é auxiliá-lo a interpretar sua posição no mundo; é possibilitar-lhe a compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado à sua nova condição de indivíduo e cidadão. (MELO, 2011, p.129 apud ZAMPRONHA, 2002, p. 120)
A música é um grande recurso pedagógico, contribui no aprendizado, ajuda as crianças a se socializarem, cria um ambiente agradável a todos. As atividades musicais na escola não é formar músicos e sim contribuir para uma formação integral do ser, trazendo cultura, compreensão da linguagem, ajudando na expressão emocional.
Para Brésia (2003) ao trabalhar com diferentes sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vivi.
.
...