O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DESAFIOS CONTEPORÂNEOS
Por: renatadener • 28/9/2022 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DESAFIOS CONTEPORÂNEOS
O curso Contexto da educação básica e desafios contemporâneos apresenta os episódios mais marcantes da educação brasileira, com especial ênfase na histórica omissão da educação em relação ao segmento básico, nos efeitos e nas consequências do período colonial e nas oportunidades perdidas ao longo dos séculos.
Com a proclamação da Independência, em 1822, esperava-se de D. Pedro I maior atenção à área da educação. Durante a Assembleia Constituinte de 1823, a educação foi objeto de inúmeras discussões, inclusive com vários projetos. No entanto, a Constituinte foi dissolvida, e o projeto não foi aceito.
Após o fim da Segunda Guerra e da queda do Estado Novo , o Brasil dá início a uma nova fase da sua história.
a LDB/1996 pode ser vista como um avanço na história da política educacional do País. Na videoaula a seguir, veremos os dois planos nacionais de educação elaborados – um oriundo do Governo Federal e outro proposto pela sociedade civil.
Veremos ainda que, na etapa de sanção presidencial, alguns artigos foram vetados, inclusive o que elevava os investimentos em educação para 7% do PIB.
Trata-se de um fundo contábil destinado à educação básica para a distribuição de recursos e de responsabilidades entre o Distrito Federal, os estados e os seus municípios.
Tanto a Constituição de 1988 quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente, aprovado no começo de 1990, chamaram atenção para a importância de políticas de valorização da educação infantil. este módulo, foi dado destaque aos principais desafios da educação brasileira na atualidade.
Trata-se de um fato auspicioso e promissor, ou seja, o Brasil entrou na escola. No entanto, como o processo de inclusão ainda está incompleto, há a necessidade de continuidade de políticas de inclusão nos próximos anos, em toda a extensão da Educação Básica, com prioridade para creches, pré-escolas, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos. Por último, um dos maiores desafios continua a ser o da formação e carreira do magistério.
O grande desafio da escola brasileira é implementar um processo de gestão que necessariamente seja mais profissional e, ao mesmo tempo, esteja preparada para discutir as questões que a educação apresenta hoje como demanda. Essa nova perspectiva de perfil é acrescentada ao conceito de gestor escolar, o de coexecutor de política pública, aquele que deve liderar o processo de ensino-aprendizagem na escola e a implementação de gestão democrática participativa. O princípio «não há boa escola que não tenha bom gestor escolar» continua sendo verdadeiro. O que se caracteriza como boa escola é a escola em que o aluno aprende a aprender e que tem como princípio de gestão a própria democracia e as suas possíveis harmonias e contradições.
Este curso me permitiu aprender um pouco mais da história da educação no Brasil, além dos marcos mais importante mostrou o caminho trilhado para que pudéssemos estar onde estamos mesmo com tantas dificuldades o sistema educacional evolui um pouquinho a cada ano.
...