O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Por: Julio Almeida • 14/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
EMANUELE VITORINO DA SILVA
MARIANA FRANCISCO DE ALMEIDA
RELATÓRIO DO PLANO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
ÁREA INSTITUCIONAL
MACEIÓ
2022
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
A indisciplina é um dos problemas que mais se sucede nos espaços escolares atualmente. Sua elevada incidência tem suscitado constantes inquietações na sociedade contemporânea, mobilizando tanto as famílias quanto as escolas a buscarem meios para lidar com o problema em questão.
Nesta perspectiva, através de pesquisa o referente estudo possui como objetivo analisar as possíveis práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais de educação das escolas tanto particulares, municipais e estaduais, o intuito de buscar formas de atenuar esta problemática. Os resultados desse trabalho demonstraram que o fenômeno da indisciplina gera graves consequências no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, resultando em danos diretos na vida das crianças, dos adolescentes e dos profissionais da educação. Evidencia-se, portanto, que há uma relação direta entre a indisciplina e a falta de desempenho na aprendizagem, gerando, por consequência, o fracasso das práticas educacionais.
Palavras - chave: Indisciplina. Comportamento. Escola.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio supervisionado foi realizado em uma escola particular Cecília Meireles, que é de referência na cidade de Maceió / Alagoas, localizada no bairro Ponta Verde na rua Sandoval Arroxelas, Nº 33, fone: (82) 332- 5227. Sob a Direção de Marluce Ferreira de Carvalho e Vice Diretora Maria da Salete Carvalho de Hollanda, e com a Coordenação Pedagógica Léa Karla Carvalho Palmeira Barros e Magna Lúcia de Souza. Nos turnos de funcionamentos matutino e vespertino com os níveis de ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental, que seu público alvo é de 02 e ½ a 12 anos e alguns fora da faixa etária.
A escola possui 11 salas de aulas, 1 sala de recurso, 2 coordenação, secretárias, 1 direção, 7 banheiros, 1 campinho, 2 áreas de lazer e 1 copa. Os recursos didáticos que possuem são 8 notebooks, 2 data shows, 16 televisões, centenas de livros, 6 mapas Mundi, grandes quantidades de brinquedos e jogos.
É de região nobre, de renda baixa à alta, e de faixa etária de 2 até 12 anos e alguns fora da faixa. Com 160 alunos matriculados no total. Tendo 3 profissionais administrativos, 30 professores, 2 coordenadores pedagógicos e 2 psicopedagogos.
O ensino- aprendizagem é sócio interacionistas e o Planejamento Pedagógico é feito semanal, trimestral e anual. Tem a base teórica, mas não seguem são globais que seguem várias de acordo com os alunos. Além de seguir o livro, coloca assunto da atualidade, se adaptando ao assunto atual.
Tem copa mais só para armazenar, guardar os lanches deles e fazer suco quando é solicitado por eles. Já no integral é fornecido pela escola.
Os Projetos Didáticos são sempre desenvolvidos com inclusão, literatura, alimentação saudável e todo trimestre tem culminância.
Não tivemos acesso ao calendário escolar.
A comunicação na escola é feita com os alunos em português e libras e com os pais e alunos também através das redes sociais (watsapp), comunicação impressa, plataforma com os professores por disciplinas.
Os psicopedagogos são altamente atuantes, sala de coordenação ou na de recursos.
A formação continuada dos profissionais da educação acontecem mensalmente, através de cursos ou capacitação.
O Projeto Político Pedagógico está devassado como já foi citado no começo do relatório e é atualizado quando há necessidade.
As estagiárias Emanuele Vitorino da Silva e Mariana Francisco de Almeida, do curso de Especialização de Psicopedagogia Clinica e Institucional, fizemos as nossas observações e intervenções na sala do 5º ano com número de 14 alunos atendidos na modalidade do Ensino Fundamental I no período de execução de 4 dias.
TEMA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COMPORTAMENTAL NA ESCOLA
SUB TEMAS: REPENSANDO NA (IN)DISCIPLINA
APRESENTAÇÃO DA QUEIXA, OS SINTOMAS E DIFICULADADE DE APRENDIZAGEM
Conversamos com a coordenadora e ela nos indicou o 5º ano por ter três alunos que tinham o diagnóstico de AUTISTA e TDAH, 2 autista 1 leve e o outro moderado e 1 com TDAH, achando ela que iriamos fazer atendimento só com eles, ai explicamos que era com a turma toda. E ela nos passou que era uma turma tranquila.
Fomos apresentadas a turma e entramos para fazermos a nossa primeira observação e vimos que não era nada do que ela tinha nos passado. A maioria dos alunos eram bastante agitados e dos que ela tinha passado o diagnostico tinha faltado 1 e só tinham dois na sala, os dois que eram autista, um era bem concentrado que nem parecia que era e o outro era distraído. Já alguns alunos em si, eram indisciplinado, porém eram barulhentos, desconcentrados e tinham mal comportamentos.
Por não serem disciplinados acabavam colocando a turma toda a perderem a concentração e assim errar na atividade que ali estava sendo desenvolvida. E dessa forma a aprendizagem não acontecia por esse motivo da indisciplina.
JUSTIFICATIVA
Notando que a indisciplina escolar é o problema que mais afeta o bom avanço dos alunos iremos trabalhar com estas dinâmicas com o objetivo de resgatar valores “omitidos” ou “desprezados” pela sociedade e pelos alunos. Devido a importância de estabelecer limites no comportamento do educando, através da conscientização, percebe-se a necessidade de adotar uma postura conjunta que viabilize nossas ações de forma que possamos contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade sadia e em consequência, uma efetiva construção de cidadania. Condiz destacar ainda, a importância de realizarmos um trabalho, tornando-os assim, significativos e capazes de propiciar uma boa convivência na escola e na sociedade, uma vez que as atividades que foram desenvolvidas foi para que os mesmos “Repensassem na indisciplina” que é caracterizado pela busca e resgate de valores muitas vezes esquecidos ou ignorados por nossa sociedade.
...