O ENSINO DE CIÊNCIAS
Por: Vania Majeski • 28/6/2021 • Seminário • 1.628 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
O ENSINO DE CIÊNCIAS 1
Um ensaio ao estudo de caso
1 Introdução
De acordo com ZIZEMER (2006) A formação do estudante para o exercício crítico e de cidadania deve ser considerada em seu contexto social, compreendendo as interações, interrelações e a importância dos elementos que compõem o meio ambiente, bem como, a influência da ação do homem em busca de uma melhor qualidade de vida, deverá compreender a ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica relacionada a aspetos de ordem social, econômica, política e cultural.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais para os terceiro e quarto ciclos (1998), faz-se necessário, a compreensão da saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos e que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes. Esse entendimento ocorre através do corpo humano, provocando mudanças no comportamento, ocasionando assim, um bom desenvolvimento físico e social. O professor deverá ser capaz de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, colocando em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no ambiente escolar, valorizando o trabalho em grupo, a crítica construtiva, a cooperação para a construção coletiva do conhecimento, podendo e devendo utilizar a tecnologia sabendo usá-la sem que prejudiquem ou afetem o equilíbrio da natureza.
2 Objetivos
Os objetivos a serem alcançados pelos estudantes do ensino fundamental anos finais (8º), a partir do trabalho efetivo com as expectativas de aprendizagem de Ciências Naturais:
• Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;
• Entender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo benefícios e riscos à vida e ao ambiente;
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Reconhecer e utilizar diferentes linguagens: verbal, escrita, corporal e artística para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos e processos naturais ou tecnológicos.
3 Materiais e Métodos
A aprendizagem tem como referência o ato de aprender, nesse contexto podemos destacar que esse processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitam através do estudo, do ensino ou da experiência. Ressalto que a aprendizagem compreende três tipos de domínios: o domínio psicomotor, domínio cognitivo e o domínio afetivo.
O professor de Ciências é responsável pela mediação entre o conhecimento científico escolar, representado por conceitos, métodos e as vivências cotidianas dos estudantes, a partir deste diagnóstico deve utilizar encaminhamentos metodológicos através de recursos diversos, planejados com antecedência para assegurar a interatividade no processo de ensino e aprendizagem e a construção de conceitos de forma significativa para os estudantes.
Sob esta perspectiva, a organização do plano de trabalho docente espera que o professor de Ciências compreenda as relações estabelecidas entre os conteúdos dos recursos pedagógicos disponíveis, as estratégias de ensino, os recursos que podem ser utilizados e das expectativas de aprendizagem para um bom resultado.
Deve-se levar em consideração, a pluralidade de conhecimentos que emergem no espaço escolar e, logo é possível compreender que os estudantes não aprendem da mesma forma, por isso, destaca-se a necessidade de intervenções do docente nesse processo ensino aprendizagem.
Para atingir essa perspectiva dentro do processo, requer várias observações minuciosas nos seguintes aspectos, a saber:
◦ Identificar os estudantes que apresentam carência de aprendizagem e quaisquer outros tipos de necessidades específicas;
◦ Acompanhar o ensino aprendizagem dos estudantes, visando o desenvolvimento significativo nos resultados propostos no contexto da disciplina;
◦ Realizar acompanhamento das atividades e avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem para intervenções;
◦ Verificar o resultado dos conhecimentos aplicados com diversas metodologias de avaliação;
Por isso, é necessário compreender o conteúdo específico da ciência de relações conceituais complexas que não podem ser separadas nos campos da física, da química e da biologia. Estabelecer relações interdisciplinares; técnica, social, cultural e adquirida em um ambiente político.
No Guia do Curso de Ciências da Educação Básica, destacamos o seguinte conteúdo, baseado no projeto político pedagógico da instituição de ensino, análise crítica de livros didáticos, informações atualizadas sobre o andamento da produção científica e os desafios ambientais contemporâneos, prevenção do uso de drogas e educação sexual, gênero e diversidade, história e cultura Afro-Brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639 / 03, Cultura Indígena, Lei nº 11.645 / 08). Levando em consideração as habilidades cognitivas do aluno, seus conhecimentos prévios e seu progresso concetual.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC),defende que os conhecimentos, habilidades e competências que cada aluno desenvolve em sua vida escolar devem seguir e ser guiados por princípios morais, políticos e éticos. Além dessas ideias, a educação brasileira também visa a criação de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Define, ainda, que as ciências da natureza devem ser usadas como uma ferramenta na construção da alfabetização científica. O que deve assegurar o desenvolvimento de oito competências específicas, incluindo a aplicação da ciência e tecnologia, bem como a avaliação dos impactos políticos, socioeconómicos e culturais, de forma a propor alternativas aos desafios contemporâneos. O mundo, incluindo aqueles que pessoalmente e coletivamente se referem ao mundo do trabalho com respeito,
...