O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): PERSPECTIVAS DISCENTES.
Por: bethmauricio • 17/9/2021 • Ensaio • 855 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
TEXTO NARRATIVO 3 - SEMINÁRIO CONJUNTO ESTÁGIO CURRICULAR |
ELIZABETE CRSITIANO MAURICIO PEDAGOGIA NOITE |
ESTAGIO CURRICULAR v |
O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): PERSPECTIVAS DISCENTES.
O terceiro encontro do seminário conjunto traz a voz dos estudantes que participam do estagio remoto da uemg ibirite , com suas experiencias de estagio as propostas para atuação no ensino remoto emergencial suas angustias e criatividade para superar as adversidades impostas pelo momento .Como somos únicos cada um vivencia esta experiencia de forma igualmente singular.
A narrativa de Rayane reproduz o sentimento de muitos alunos estudantes da UEMG e professores neste momento de pandemia .
Vivemos uma condição inédita, e ter um novo olhar se torna necessários , fomos obrigados a sair de nossa zona de conforto para um lugar de incertezas medos e conflitos, nosso pais uma situação de guerra, digo isso porque em muitas guerras pelo mundo não se morreu em um período de menos de dois anos mais de meio milhão de pessoas, a fome e o desemprego são uma realidade e neste contexto de ensino remoto onde as desigualdades saltam aos olhos . Não posso e não consigo ficar impassível, ao perceber a ausência de alunos nas aulas remotas mas sabendo que embora com todas as dificuldades que se avizinham eu sei e sou prova disto a escola tem um papel importante em mudar este contexto e não podemos fugir a nossa responsabilidade. Comer e preciso trabalhar e preciso sobreviver e essencial , mas quanto mais os grupos das escolas que estão distante neste momento da pandemia se distanciam de da salas de aula mais próximo ficam de uma realidade sombria. O estagio remoto me faz pensar cada vez mais também em como o estagio e importante para que possamos refletir e conhecer realidades que vão além das nossas janelas, sair das bolhas em que nos trancamos fica cada vez mais difícil quando o distanciamento social nos torna distante de realidades divergentes das nossa.
Porque as crianças não assistem as aulas on line ? qual meu papel diante disso além de impotência e frustração. Eu posso e sou capaz de mudar esta realidade como? Respeitar e compreender esta condição adiversa e tão necessário quanto acoes capazes de contruir pontes nestes abismos sociais mas primeiro precisamos compreender realidades distintas . conversando com uma amiga debatíamos sobre nossa capacidade transformadora quanto docentes . o texto que havia escrito era diferente mas foi se modificando a cada relato .
A fala de Rayane expressa em palavras o que é necessário dizer, precisamos tirar o melhor desta experiencia , isso no meu ponto de vista comessa por não tentar eu que se quer sou mãe tentar ensinar os pais a serem pais, a escola em um contexto normal tem tido a muito tempo a ideia de que ensinar e controlar controlar a criança e controlar a família, neste contexto de pandemia esperamos que a escola e os profissionais da educação saiam com mais respeito por parte da sociedade que reconheçam o nosso valo muito se diz, e sim e necessário mas também e necessário que a escola aprende a olhar a sociedade de forma diferente olhar para os pais não como inimigos ou mais um que precisa aprender alguma lição, mas eu vou além vendo os relatos e percebendo como a politica as questões sociais moldam a educação precisamos mudar a sociedade em que vivemos.
...