O Fernando de Azevedo
Por: jaiseventura • 29/8/2022 • Relatório de pesquisa • 267 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
Fernando de Azevedo
Em 1.932, ocorreu o Manifesto dos pioneiros da educação Nova, manifesto que envolvera 26 educadores, dentre os quais os mais importantes são : Anísio Texeira,
Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Este trabalho, se aprofunda em Fernado de Azevedo, sua vida, obras e importância não só na sociologia mas também na educação em nosso país.
Fernando de Azevedo sociólogo, educador nasceu em: 02-04-1894 em Minas Gerais e morreu em : 1974 no estado de São Paulo. Fernando era escolanovista, ou seja, buscava uma nova escola, uma nova educação, para o educador era de grande importância trabalhar não só o motor, mas sim o psicomotor do aluno para que este trabalhe não só com o corpo mas também com a mente.
Fernando ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional.
Autor de 25 obras, responsável pela primeira pesquisa sobre a situação educacional na cidade de São Paulo. Entre 1927 e 1930, promoveu grande reforma educacional no Rio de Janeiro, fundador da biblioteca pedagógica brasileira. Em 1932, promulgou o código da educação do estado de São Paulo em 1934 e foi de muita importância na criação da universidade de São Paulo ( USP ).
De grande influência, Fernando trabalhou em vários projetos educacionais sempre buscando a melhoria da educação . De fato, Fernando de Azevedo é um dos nomes mais importantes na história da educação do Brasil.
...