O PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Por: Maria Estela S. de Mattos • 28/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.814 Palavras (8 Páginas) • 392 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5
PLANO DE TRABALHO DOCENTE 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade veio para buscar novos métodos e conhecimentos para melhorar a nossa compreensão de mundo, de pessoas e de sociedade. O termo ainda não possui um sentindo único e estável, porém, o conceito mais utilizado nos leva a entender que a atitude interdisciplinar, trata-se de uma atitude reciprocidade, dialogo, troca, espera, perplexidade, desafio, envolvimento e comprometimento.
A proposta pedagógica norteia a metodologia e atividades educativas da instituição durante o ano. Cada proposta pedagógica contribui de diferente forma para a formação da criança.
O conceito de interdisciplinaridade fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, de iluminação de aspectos não distinguidos (BRASIL, 2000, p.75).
A proposta pedagógica da escola e um documento que define sua identidade. Quando envolve a interdisciplinaridade obtém-se impactos muito significativos na qualidade de ensino, altos níveis de satisfação e contentamento dos alunos, de suas famílias e do corpo docente. Porem para se obter um resultado consistente e preciso alinhar teoria e prática. Mais ainda é estar adequada para cada ensino nível de ensino.
Nos anos iniciais do ensino fundamental tem sua importância maior devido as disciplinas serem aplicadas apenas por um professor na maioria das escolas. Diante dessa multiplicidade vem a questão de como integrar as disciplinas contemplando o desenvolvimento e as habilidades dos alunos.
Essa integração entre as disciplinas para buscar compreender, prever e transformar a realidade aproxima-se daquilo que Piaget chama de estruturas subjacentes. O autor destaca um aspecto importante nesse caso: a compreensão dessas estruturas subjacentes não dispensa o conhecimento especializado, ao contrário. Somente o domínio de uma dada área permite superar o conhecimento meramente descritivo para captar suas conexões com outras áreas do saber na busca de explicações (BRASIL, 2000, p.76).
Candido (1995) afirma que tão importante quando o direito a saúde e a educação é o direito a literatura, às artes e as outras formas de cultura. Assim independentemente da classe social todos os indivíduos devem ter acesso a esses bens. Devido aos fato das esferas sociais comunicarem-se, o sujeito poderá transitar por diferentes instancias, por isso a garantia de acesso a cultura popular erudita e colocada como inalienável. O pedagogo assume um papel importante como profissional nos anos iniciais, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana.
desenvolvimento
Um plano de trabalho docente interdisciplinar é a forma do professor se organizar para ministrar suas aulas. O ensino por meio da interdisciplinaridade é feito através do uso e da integração de métodos e analises de um mesmo tema em varias disciplinas. Assim um determinado assunto será abordado por perspectivas múltiplas. Beneficiando os alunos a desenvolverem mais conhecimento, autoconfiança o gosto pela aprendizagem, além da habilidade na solução de problemas.
Deve ser construído pelo professor levando em consideração os conteúdos da PPC ( Proposta Pedagógica Curricular), adequando-o aos seus alunos. E no PTD (Plano de Trabalho Docente) que o professor vai definir a abordagem que fará ao determinado conteúdo, quais os recursos utilizados, como e quando fara e como se dará a verificação do aprendizado dos alunos. Nele e registrado o vai fazer, como, quando, com o que é com quem vai fazer. Ensinando o aluno a rever os seus conceitos e preconceitos, levar os alunos ao pensamento crítico, conscientizar o aluno da interdisciplinaridade do mundo.
Buscando na teoria educacional, Piaget se posicionou favorável a interdisciplinaridade e a ela atribui singular importância.
Outro importante teórico e educador que buscou dar luz ao comportamento interdisciplinar na escola foi Paulo Freire. Segundo o autor, as características de um projeto interdisciplinar evidenciam-se por partirem da possibilidade de rever o velho e torná-lo novo, pois em todo novo existe algo de velho.
“Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se dispõe a ser ultrapassado por outro amanhã” (FREIRE, 1996, p. 31).
Flickinger (2010) evidencia que, independente dos termos que se possa utilizar ou das pequenas diferenças entre eles, a trans., a multi ou a interdisciplinaridade somente serão modelos pedagógicos concretos quando ocorrerem baseados na busca de métodos de cooperação e diálogo científico. Esta última perspectiva - o diálogo - é a nossa indicação como via de acesso para que o trabalho interdisciplinar na escola seja realidade. Sobre esta via, busca-se fundamentação teórica.
Ao que tudo indica, a diferenciação das ciências mostra-nos cada vez mais que ao avesso dos avanços e das conquistas das disciplinas particulares vem aumentando a pressão de encontrar formas adequadas para integrar as diferentes áreas do conhecimento sem, no entanto, colocar em xeque a tendência geral de sua especialização. De fato, trata-se atualmente de uma demanda elo diálogo entre as áreas científicas e, quem sabe, da tentativa de cada um compreender as outras e, com isso, sua própria abordagem autêntica do campo comum da investigação. FLICKINGER2010, p.47)
...