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O ensino de história

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

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  1. INTRODUÇÃO

        Este relatório refere-se a visita de estudo realizada no dia 29 de agosto de 2015 (sábado) ao museu Afro Brasil, da 14:00h ás 17:00h localizado  na Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10 – Parque Ibirapuera, São Paulo. Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Conserva um acervo de aproximadamente 6 mil obras, entre pinturasesculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas do universo cultural africano e afro-brasileiro abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana  e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

        O objetivo desta visita pela disciplina Metodologia da arte e do movimento: Corporeidade, foi de realizar um estudo de meio que vá além de um simples passeio ou de um questionário a ser respondido pelos alunos após a visita, e entender a arte como aprendizado significativo e sua importância na educação. O relatório é composto de fotografias de algumas obras do museu seguidas do comentário do grupo e base de textos teóricos de alguns autores, em cada fotografia tentamos analisar, conhecer, pensar sobre o significado da arte, e a maneira poética como as obras nos conta a história do negro no Brasil.

  1. O MUSEU

O grupo visitou o museu Afro Brasil mediante a necessidade, a curiosidade em conhecer de perto um pouco mais da história de um povo que teve e tem grande importância na construção da nação brasileira; um povo humilhado, desprezado, obrigado a sofrer e dar o sangue para a construção de uma nação que ainda não tem a conscientização de tal sofrimento e ainda persiste no erro da humilhação e do desprezo a um povo onde só nos proporcionou uma herança grandiosa retratada em sua cultura, costume e religião, podendo retratar em cada brasileiro.

        Cada peça, obra exposta, fez com que todas nós viajássemos no tempo ao refletirmos através destas, a história do negro e quão valioso é para a formação da nossa cultura.

  1. A ARTE


        Por meio de obras de arte o artista se comunica com os outros seres humanos. A obra de arte pode assim ser considerada uma mensagem. Esta é portadora de sentido e é veiculada sob a forma de linguagem (sonora, visual, verbal).

Ora, o que frequentemente se verifica é que a mensagem artística se manifesta numa linguagem simbólica.

Em termos gerais, um símbolo é uma espécie de signo que tem um poder expressivo que, em parte, depende da imaginação do ser humano.  É uma realidade perceptível pelos sentidos e mediante a qual expressamos outra realidade.

Muitas obras de arte contêm um grande conjunto de elementos simbólicos, isto é, de objetos que não valem só por si mesmos, mas que representam conceitos, ideias e seres cujo sentido não é imediatamente dado e que compete ao receptor da obra decodificar. É evidente que há obras com uma rede simbólica complexa que a tornam objeto de múltiplas interpretações e outras cuja riqueza simbólica será, por assim dizer, produzida pela própria interpretação, isto é, pela imaginação e entendimento do contemplador.

A arte pode ser a dança, o teatro, a música dentre outras linguagens mas este relatório trata da arte visual.

  1. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

        “Toda nossa capacidade significativa, comunicativa e fruitiva é baseada em experiências vividas – por nós ou por outros antes de nós – mas, de qualquer modo, feitas nossas” Gillo Dorfles (1987:25). Aprendemos algo de verdade, quando tem um real significado! Daí a importância de termos a nossa própria interpretação da obra de arte que é no caso o objeto de estudo, o que simplesmente copiamos, decoramos ou limitamos ao conhecimento de outro e não da nossa própria construção de conhecimento não fica em nós, é esquecido porque não teve um significado.

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        Nessa obra acima, por exemplo, olhamos, pensamos e sentimos tentando imaginar os negros trabalhando muito e sofrendo a dura escravidão, além disso, eles não construía famílias, pois os negros na época da escravidão só tinham filhos para reprodução. O negro no Brasil sofreu muito e podemos sentir isso de alguma maneira quando olhamos detalhadamente para cada peça desta obra. E é isso o que a arte nos proporciona, sentir, contextualizar, aprender, criticar e isso permanece em nós.

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Cada som, cada gesto, cada linha, massa e cor de uma produção artística nos apresentam uma qualidade sensorial que faz visíveis ideias de sentimentos, pensamentos que poetizam o mundo. (MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de Arte - A língua do mundo Poetizar,fruir e conhecer arte pg 131). Nessas obras acima podemos ver de perto algumas ferramentas de trabalho utilizadas pelos negros e negras para o trabalho escravo, isso nos faz sentir, imaginar como o negro era forte e útil para o seu senhor e logo depois da entrada dos imigrantes no Brasil, já não era tão útil assim.

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[pic 7]

Uma aprendizagem em arte só é significativa quando o objeto de conhecimento é a própria arte, levando o aprendiz a saber manejar e conhecer a gramática específica de cada linguagem que adquire corporalidade por meio de diferentes recursos, técnicas e instrumentos que lhe são peculiares. (MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de Arte - A língua do mundo Poetizar,fruir e conhecer arte pg 131).

Nessas obras acima podemos conhecer alguns objetos que os africanos cozinhavam seus principais alimentos que hoje são preparados com a mesma perfeição pelos seus descedentes, como acaça, o acarajé, a feijoada e o caruru dentre outras culinárias.

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