Os Princípios do protagonismo infantil
Por: Simone Cecchetti • 26/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.2. METODOLOGIA UTILIZADA POR LORIS MALAGUZZI 4
2.2.1 Princípios do protagonismo infantil................................................................5
2.2.2 Considerações sobre a proposta de Reggio Emília
5
3. CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO[pic 15]
A Administração de Produção exerce certo número de funções, a fim de cumprir a sua missão. Possui extrema importância, e contempla inúmeras áreas, pois, desenvolve ações práticas que facilitam e orientam melhor nas atividades da empresa.
O PCP é muito amplo, porque precisam entender um pouco de tudo e envolver-se em quase todos os problemas da indústria, sendo que o seu enfoque é global e não particular especializado. Por isso, somente com essa ferramenta de gestão podem-se resolver muitos problemas que surgirem no decorrer do dia a dia, sem precisar de um investimento caro em máquinas/equipamentos ou infraestrutura.
As medidas tomadas através do mesmo trazem resultados rápidos e visíveis, pois, são de fácil adaptação e podem se adequar de acordo com cada dificuldade encontrada.
O presente trabalho foi desenvolvido na Empresa Apti Alimentos Ltda, a fim de identificarmos e visualizarmos o funcionamento e a importância do Planejamento e Controle da Produção dentro de uma determinada empresa, podendo assim, confrontar a teoria com a prática. Obtendo as informações necessárias em relação às principais atividades do setor de PCP, é possível identificar como funcionam o planejamento da produção, a programação, a explosão da necessidade de materiais, o Mix de produção, o acompanhamento e controle da produção, a produtividade, os indicadores de produção, entre outros.
De acordo com Prado (2007), a programação linear proporciona inúmeras vantagens através de seu uso. Além da redução de custos e aumento de lucros, também permite identificar as melhores opções em estudo de Qualidade Total, bem como, identificar possíveis gargalos em linhas de produção. Também, a programação linear fornece diretrizes para expansão e possibilita que se avalie o potencial de aplicabilidade de uma pesquisa.
2. DESENVOLVIMENTO[pic 16]
Loris Malaguzzi nasceu em Corregio no dia 23 de fevereiro de 1920, ele se formou em pedagogia na Universidade de Urbino. Já no ano de 1940 iniciou sua carreira ensinando nas escolas primárias até o ano de 1943 em Sologno, cidade localizada próxima a Reggio Emília, no município de Villa Minozzo.
Em 1945 teve a iniciativa de se unir junto a um projeto de mulheres da cidade, onde decidiram contribuir e operar uma escola para crianças que ficavam localizadas próximas a Reggio Emília em uma pequena aldeia.
A partir desta ideia nasceram várias outras escolas nos subúrbios e nos bairros mais pobres da cidade. No ano de 1950, Loris Malaguzzi retornou de seu curso de psicologia em Roma na CNP (Conselho Nacional de Pesquisa) e iniciou outras atividades mais agora como Psicopedagógico para crianças carentes, desenvolvendo trabalhos paralelos entre o centro e as escolas.
Primeiro jardim de infância para crianças com idades entre três meses até três anos foi aberto no ano de 1970, pela cidade em resposta ao pedido de mães que trabalhavam e não tinha condições de pagar e nem com quem deixar seus filhos.
2.2. METODOLOGIA UTILIZADA POR LORIS MALAGUZZI
A metodologia utilizada por Malaguzzi, era de demonstrar que a diferença de peculiaridade reforça e valoriza cada indivíduo em que cuida de um modelo educativo dando conta das particularidades dos estudantes e de suas famílias, guiando, estimulando e orientando, o desenvolvimento individual, intelectual, emocional, e moral das crianças se baseando em crenças onde as crianças tem habilidades potencializadas, interesses e curiosidade na construção de sua aprendizagem.
De acordo com Hamze (2010), as escolas em Reggio Emilia tem na arte a ferramenta para o pensamento. São escolas feitas de espaços, onde as mãos e mentes das crianças se entrelaçam em uma alegria criativa e libertadora, através de uma aprendizagem real. Desta forma é possível constatar como a criança argumenta e se expressa, o que produz com suas mãos, como brinca, como debate ideias, como sua investigação funciona. O plano é inserido como um desafio e envolve conhecimento de exploração e discussão em grupo.
Em seguida esta primeira fase, há representação e expressão, através do uso de meios peculiares: como, desenho, movimento, jogos, construção com materiais que abrangem a arte e a estética, que são partes essenciais da maneira como a criança compreende e concebe o mundo. Há um respeito muito grande pelas ideias das crianças nas suas variadas demonstrações, identificando esse trabalho na perspectiva de um pesquisador.
2.2.1 Princípios do protagonismo infantil
Loris Malaguzzi, constituiu um principio de ensino onde não existe disciplinas formais, e que todas as atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio de projetos planejados pelos alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens, não sendo planejados antecipadamente pelos professores.
...