Os Projetos pedagogicos
Por: faellarafa • 11/2/2016 • Artigo • 833 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Projetos educacionais
Na passagem do século XIV para o século XX, surgiu um movimento educacional denominado Escola Nova. Este questionava os sistemas educacionais, problematizavam a escolarização e faziam uma severa crítica à escola tradicional. Então, a partir da ânsia de quebrar o quadro coercitivo dos sistemas educacionais, elaborou-se a Pedagogia de Projetos. Como principais representantes, podemos estacar o filósofo e educador John Dewey e seu seguidor William Kilpatrick.
Trabalhar com projetos educacionais é procurar atender aos interesses e às necessidades dos alunos, os tornando protagonistas de sua própria aprendizagem, capaz de ser um agente ativo na transformação da sociedade e aprendendo com e através dos outros. O trabalho de projetos coloca-se também na “zona de desenvolvimento proximal” (Vigotksy) da criança, convidando-a a trabalhar acima e adiante das possibilidades, tornando-se um eficaz andaime para o seu desenvolvimento. Dando foco à vida em comunidade, levando em considerações as problemáticas da realidade de cada criança, aumentando suas participações da elaboração e na pesquisa dos conteúdos.
A postura do professor seria de um cocriador de saber e de cultura com seus educandos. É oportuno que o educador utilize de recursos diferenciados, matérias que incentivem a criatividade e o interesse dos alunos. Além do espaço, que é demasiadamente estimulador para a aprendizagem, deve ser acolhedor e que promovem atividades conjuntas entre parceiros, saindo do modelo tradicional as cadeiras e mesas enfileiradas e limitadores. O professor, portanto, não seria somente um transmissor de conhecimento, mas sim um parceiro que, juntamente com as crianças, problematiza e pesquisa respostas e soluções. Levando sempre em consideração as bagagens sociais, culturais e emocionais de seus alunos. A interação entre o grupo de alunos é relevante, pois promove o respeito ao próximo, a cooperação e o pensamento crítico, ajudando tanto na formação social como intelectual do aluno, estimulando também suas habilidades de comunicação.
Assim, percebemos a importância de se trabalhar projetos nas escolas. Existem diversos projetos que são financiados, ou por empresas privadas, ou pelo governo. O objetivo geral é sempre o mesmo: promover a autonomia e o protagonismo do aluno. Mas os objetivos específicos e os temas trabalhados variam entre os projetos. Portanto, destacaremos dois projetos, financiados pelo governo, os quais sabemos da extrema importância que têm no ambiente escolar, na vida do aluno e do professor.
PIBID- programa institucional de bolsa de iniciação à docência
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O programa é financiado pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), que é um órgão do Ministério da Educação.
O projeto, além de promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades
...