Os jogos e o conhecimento lógico-matemático: caminho para o desenvolvimento e resolução de problemas
Por: claudiacpmoura • 12/6/2015 • Dissertação • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 1.265 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Os jogos e o conhecimento lógico-matemático: caminho
para o desenvolvimento e resolução de problemas
Ariel de Oliveira Faustino
Cláudia Campos de Moura
Professora Tutora VIVIANE PEREIRA SILVA
Junho, 2015
INTRODUÇÃO
O conhecimento lógico-matemático refere-se a uma ação do sujeito e a uma abstração reflexiva que permite tomar consciência das relações que estabelece tanto com os objetos quanto com os eventos do seu cotidiano. É um processo significativo de ensino de uma real aprendizagem.
Cabe ao docente estimular e proporcionar a criança atividades lúdicas e concretas que permitam o envolvimento mental e o desenvolvimento da aprendizagem, a confiança no seu próprio raciocínio e a capacidade de analisar e resolver situações-problema.
A partir de leituras, análises e discussões propostas realizamos alguns apontamentos referente a“importância dos jogos e o conhecimento lógico matemático, de forma a contribuir para o entendimento e compreensão da aplicabilidade desta metodologia que envolve a ludicidade e os jogos no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como, para o fazer pedagógico dos professores que atuam com a Educação Infantil e com os anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Os jogos e o conhecimento lógico-matemático: caminho para o desenvolvimento e resolução de problemas
- O conhecimento lógico-matemático e o desenvolvimento do raciocínio
O conhecimento lógico matemático se desenvolve aos poucos, os jogos, o lúdico
estão diretamente ligados a esse desenvolvimento do conhecimento.
De acordo com os PCNs de Matemática , “por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia, assim, os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para submeterem a regras e a dar explicações. Além disso, passam a compreender e a utilizar convenções e regras que serão empregadas no processo de ensino e aprendizagem. Essa compreensão favorece sua integração num mundo social bastante complexo e proporciona as primeiras aproximações com futuras teorizações.”
O professor tem um papel de fundamental importância neste processo de ensino e aprendizagem pois, ele pode estimular ou tolhi a capacidade do educando, cabe a ele transmitir confiança para que seus alunos se expressem verdadeiramente e as atividades sejam de acordo com a faixa etária e a maturidade deles.
A prática pedagógica deve ser rica em recurso diversos, desde os mais simples aos mais elaborados, que trabalhe técnicas e matérias variados, que ampliem o desenvolvimento da capacidade de pensar, compreender e produzir conhecimento.
- Os jogos como estratégia no ensino-aprendizagem
Os jogos estão presentes no dia a dia das pessoas desde os primórdios e a cada dia vem desempenhando um papel imprescindível no contexto educacional. Ao brincar, o aluno, apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos emocional, afetivo e cognitivo. O jogo promove a aprendizagem da criança, estimula o pensamento criativo e favorece a aquisição do conhecimento.
Os jogos educativos ajudam na aprendizagem dos conteúdos matemáticos e sua utilização auxilia no desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir e compreender conceitos com maior precisão, de uma forma mais real e apropriada do conhecimento envolvido.
O professor deve estar sempre atento para potencializar as situações da sala de aula, incentivar os alunos a solucionarem situações problemas, não temer a perda de tempo e sempre planejar de forma intencional os jogos a serem trabalhados visando os objetivos almejados.
- Relação entre lúdico e jogos
Através do uso de jogos e atividades lúdicas, pode-se ter mais compreensão, assimilação e fixação dos conteúdos pedagógicos. Seu uso permite o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da autonomia e da observância às regras, além de estimular a competitividade construtiva e a criatividade.
O docente deve ter cuidado ao escolher os jogos a serem trabalhados em sala de aula, pois, estes devem ser de acordo com a idade e as características da turma. Assim proporcionará situações problemas que favoreça a socialização beneficiando os discentes cognitivamente.
A relação entre o lúdico e os jogos favorecem o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, propicia a construção do trabalho em equipe e requer participação ativa do aluno na construção de seu próprio conhecimento.
...