TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

atividade reflexiva cruzeiro do sul

  1. Disciplina. PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL 

Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.

Atualmente o mundo em geral está em processo de mudanças diante de inúmeros acontecimentos, para isso é preciso trocas de experiência, diálogos e reflexões constantes, ou seja é um conjunto de conceitos que modificam a forma de enfrentar os conhecimentos, podendo induzir a uma visão mais crítica e levar a busca por inovações e reciclagens.

A escola dos dias atuais tem se tornado uma espaço que representa a democracia, buscando abranger a formação do indivíduo para a vida, nos princípios da cidadania, coletividade e o respeito para com o próximo, formando cidadãos emancipados e conscientes de seus direitos e deveres. Pois “só a escola que se interroga sobre si própria se transformará em uma instituição autônoma e responsável, autonomizante e educadora” (ALARCÃO, 2001, p.25).

A gestão democrática vem de encontro com esses princípios, pois esse modelo de gestão descentraliza a gestão escolar, priorizando a participação de toda a comunidade escolar na tomada de decisões, na programação de objetivos e na implementação de atividades, envolvendo, gestores, coordenadores, professores, funcionários, alunos e pais. É por meio das ações dos gestores escolares que articulam a participação da comunidade escolar na busca por objetivos comuns, favorecendo o processo de aprendizagem do educando e as mudanças no âmbito escolar. No entendimento de Carvalho (2012, p. 73), “o papel do professor repassador de informações deu lugar para um agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da sua autoaprendizagem”. Portanto a escola deve ser um ambiente especial que reúne variedades de metodologias, normas e regras que transmitem conhecimentos, A Constituição Federal 1988, estabelece que a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família”, devendo ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”. A educação é um direito fundamental na vida do sujeito, ajudando a conquistar seus objetivos contribuindo assim também com o desenvolvimento da pais. Como o artigo 214 da CF/1988 trata precisamente no Plano Nacional de Educação, atribuindo a ele o “objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação (SNE) em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades”, O financiamento é um componente contribuinte para a organização das políticas públicas educacionais e a para materialização do Sistema Nacional de Educação, uma atributo necessário para a universalização do direito à educação pública, como se vê no Plano Nacional da Educação as 20 metas que envolvem todos os níveis de formação iniciando na educação infantil até ao Ensino Superior garantindo questões importantes como e educação inclusiva, formação para os professores e plano de carreira ou seja um projeto grande que envolve gestão e financiamento.

 Sabe-se que este projeto causa impacto enorme tanto financeiro quanto pedagógico para cada etapa do ensino, devido à necessidade de ampliar os entendimentos. Vamos citar a 1ª Meta que é Educação Infantil o PNE que em 2001 deseja em 05 anos estender o atendimento em creche 30% de crianças de até 03 anos e 50% em 10 anos e crianças de 04 a 06 anos, a intenção é receber 60% em cinco anos e 80% em 10 anos, indo para 100% de inclusão na escola para as crianças de seis anos de idade. Sabe-se que é um desafio grande do município investir intensamente na educação infantil, e preciso estratégias e planejamento conferindo a centralidade a este atendimento crianças de 0 a 5 anos e reestruturação dos profissionais que atendem esta demanda com formação inicial e continuada para estes profissionais para que se mantenham motivados e seguros a sua docência. Como citado acima é um projeto grande e distribuído para cada federação que tem seus empecilhos e precisam de subsídios para a sua concretização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com