TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget Relatorio

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

NOELMA MOREIRA SANTOS ANDRADE – 440104

TEORIAS PIAGTIANAS

JUAZEIRO BAHIA

2014

A Teoria de Piaget, conhecida como Construtivismo, informa que o homem constrói o conhecimento cientifico no mundo.

Segundo Jean Piaget existe quatro estágios no desenvolvimento cognitivo. São eles:

O Sensorial – Motor

Este estágio se dá do 0 aos 2 anos de idade e é nele que a criança começa a perceber o mundo a sua volta,  a partir do toque e naturalmente das funções sensoriais, passando a criar esquemas para tal adequação. Por exemplo:

O bebê segura um objeto em suas mãos e naturalmente o leva à boca, está experiência não tem qualquer influência externa, ela é privada e pertence ao mundo do pequeno indivíduo que em contato com estas realidades (experiências) vai construindo esquemas e assimilando o ambiente.

Pré-Operatório

Este estágio se dá dos 2 aos 7 anos de idade. Para Piaget, a inteligência que pressupõe a linguagem leva a necessidade que a criança tem de reorganizar as ações cognitivas e logicamente da linguagem, ainda que esta dependa fundamentalmente do desenvolvimento da inteligência. A necessidade ou emergência da linguagem que leva a criança a atribuir significados as realidades a sua volta. Esta fase segundo Piaget é marcada pelo egocentrismo, uma vez que a criança ainda não consegue trabalhar com conceitos ou esquemas conceituais. Por exemplo:

Nesta fase a ideia do que está a sua volta tem a

Ver com a sua pessoa. Uma criança que pensa que tudo é dela. Se reportando as coisas ou pessoas como sendo suas.

Período de Operações Concretas

Este estágio se dá dos 7 aos 12 anos. Nesta fase a criança tem noção e pode coordenar ações a partir da compreensão de pontos de vistas diferentes e é capaz de definir de forma clara tais diferenças. Tem a capacidade de trabalhar com e medidas mentalmente, não estando mais limitadas as ações físicas ou sensoriais. Ainda que existam limites nesta fase, a criança já pode compreender regras, estabelecer compromisso e tomar decisões, que sejam fiéis a tais compreensões. Por exemplo:

Um jovem convidado para uma reunião de amigos vai poder se comprometer ou não a partir das regras estabelecidas pelos pais e se o horário da reunião é adequado tendo em vista outros compromissos.

Período de Operações Formais – 12 anos

Nesta fase a criança já está consciente dos conceitos formais. Já pode avaliar e discutir padrões morais. Torna-se crítico do ponto de vista pessoal e tem autonomia no pensar.

Segundo Piaget, nesta fase o indivíduo alcança seu equilíbrio, ou seja, o indivíduo alcança a forma final de este equilíbrio acompanha-lo por toda a vida. É nesta fase que se desenvolve mais intensamente a moral, que define padrões de comportamento e conceitos éticos como a identidade. Por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com