Relatorio Piaget
Por: vivi0907 • 20/4/2015 • Dissertação • 463 Palavras (2 Páginas) • 689 Visualizações
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ- FACIMA
ERIKA VIVIANE DE OLIVEIRA LOPES
JEAN PIAGET
MACEIÓ, ABRIL DE 2015.
OS ASPECTOS HISTORICOS DE JEAN PIAGET
Piaget é considerado dentre os autores da psicologia, como um dos mais importantes. Suas obras são de tamanha importância, pois, fez diversas delas relacionadas à inteligência, suas obras trabalham com a construção do conhecimento. Inteligência para Piaget é desenvolvida para ele como função e adaptação, organização.
Assimilação significa interpretação do mundo, ou seja, quando uma pessoa entra em contato com o meio, com o objeto ela retira desse objeto de conhecimento algumas funções.
Acomodação - significam estruturas mentais (organização), o processo de inteligência sempre vem de assimilação e acomodação.
Equilibracão, ideia de equilíbrio, o sujeito que entra em contato com o novo objeto, ele fica em conflito. Equilíbrio é estabilidade.
Abstrações ( empírica e reflexiva), Empírica, informações que retiro do meu objeto de conhecimento, ou seja, quando penso o que posso tirar de informações desse objeto. Reflexiva, informações que eu retiro não do objeto, mais das minhas ações com o objeto.
Estágios, desenvolvimento da inteligência. Representa uma logica da inteligência. A inteligência muda de qualidade e dos passos, podem ser divididas de várias maneiras.
Sensório motor (0 a 4 meses)
Pré- operatório (2 a 7 anos)
Operatório (a partir dos 7 anos)- Concreto e formal.
Antigamente se pensava que o bebe não apresentava muita inteligência, só apresentava com a linguagem, essa fase é muito rica, é uma série de conquistas, e prepara esse bebe para falar, ou seja, a criança só começa a falar porque ela construiu um mundo. A inteligência é anterior a fala. É uma inteligência verbal. O período sensório motor também é chamado de inteligência prática, inteligência em ação, esses 2 primeiros anos de vida são essenciais. Quando a criança nasce não tem clareza de objetos, mais ela irá construir o objeto permanente. Constrói por volta dos nove meses.
Pré-operatório – Neste estágio as coisas são improváveis, mudança de estágio a qualidade da inteligência se modifica, esse estágio para Piaget é considerado como de representação (é a capacidade de pensar num objeto através de outro objeto). A criança entra neste mundo d representação por volta dos dois anos de idade, que são desenhos, imitações, linguagem, se reconhecem em frente ao espelho, e etc. A linguagem é a socialização, nesta fase a criança entra na moralidade, conhece as regras, e os limites. Egocentrismo não quer dizer que a criança esteja concentrada nela, mais tem dificuldades de ver o lado do outro.
Operatório (as coisas são necessárias) é ação interiorizada reversível, é a conquista do pensamento. O pensamento operatório as coisas são necessárias (consegue organizar o pensamento através da lógica).
Operatório Concreto- A criança faz uso da capacidade operatória apenas de objeto que possa manipular.
Operatório Formal- Trabalha com puras hipóteses, é o último estágio da inteligência desenvolvida por Piaget.
...