Plano Municipal de Saneamento Básico de Nova Fátima
Por: Brunaaog • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.438 Palavras (10 Páginas) • 476 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Plano Municipal de Saneamento Básico de nova Fátima 5
2.1.1 Objetivos e Metas para o Saneamento Básico do Município de Nova Fátima 6
2.1.1.1 Sustentabilidade 6
2.1.1.1.1 Coleta de Lixo 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIA 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um projeto de educação ambiental que buscou através de referencial bibliográfico, compreender como a sustentabilidade auxilia na qualidade de vida para os munícipes de Nova Fátima – PR. Discorreu sobre os métodos sustentáveis, fazendo com que haja soluções plausíveis para muitos problemas e para solução destes tem o foco no tripé crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico. A pesquisa envolveu um levantamento de informações necessárias à exploração do tema. Concentrou-se em obras bibliográficas a partir de referenciais pelos quais foram abordados os conceitos que envolvem o monitoramento eletrônico, disseminando as ideias do momento histórico; meio eletrônico, verificando artigos científicos em sítios da área que exploram o assunto, verificando, em revistas da área, os assuntos que dizem respeito do assunto a ser explorado. Objetivou-se pensar em um desenvolvimento urbano sustentável, proporcionando os direitos básicos, como direito à água, ao abrigo, à alimentação, à saúde, à educação, entre outros. O grande desafio atualmente é que as cidades criem condições para assegurar a qualidade de vida, considerada aceitável, sem interferência no meio ambiente à sua volta, agindo na prevenção com o intuito de evitar a continuidade do nível de degradação, principalmente em regiões onde são habitadas por população mais carente.
Palavras- chave: Sustentabilidade. Qualidade de vida. Tratamento.
.
2. DESENVOLVIMENTO
Há na atualidade, um crescimento da consciência das empresas e das pessoas, de que o homem precisa e necessita conservar a natureza, para que garanta a própria sobrevivência e a de seus descendentes. Neste sentido, têm ocorrido muitas mudanças nos núcleos empresariais, que precisam se adequar para garantir o processo de preservação, sendo elas: organização consciente do trabalho no que refere à poluição, utilização correta dos recursos naturais, implantações de gestões ambientais, de programas que efetivem a responsabilidade social e a sustentabilidade. As empresas têm assim, assumido um papel de destaque, adotando uma relação responsável com o meio ambiente.
O ambiente dos negócios, do ponto de vista social e político, têm sofrido mudanças na forma pela qual é gerenciado, provocando assim uma alteração significante, no sentido de redimir qual é o verdadeiro papel que a sociedade espera dos administradores no desempenho de sua gerência organizacional, bem como o resultado de seu impacto na administração das empresas.
Refletindo sobre as bases de razões que fizeram as empresas adotarem e praticarem sustentabilidade, percebe-se que as mesmas se caracterizam por diversos motivos, perpassando desde procedimentos obrigatórios que atendam à legislação ambiental até mesmo a fixação de políticas ambientais que busquem conscientização da organização. A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo-se aí a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental pautado na sustentabilidade, pode variar de uma organização para outra: ou seja, desde a preservação do recurso natural que cada vez está mais escasso, pela cobrança da legislação ambiental que exige cada vez mais respeito e cuidado com o meio ambiente, exigência essa que conduz coercitivamente a uma maior preocupação ambiental. Pressões públicas de cunho local, nacional e mesmo internacional exigem cada vez mais responsabilidades ambientais das empresas.
O presente trabalho tem como objetivo definir o que é sustentabilidade e qual sua importância no contexto atual do desenvolvimento das cidades no norte do Paraná, em específico da cidade de Nova Fátima, auxiliando as futuras atuações e proposições urbanas e políticas.
Este trabalho foi elaborado tendo como base os objetivos descritivos, ou seja, elaboração das descrições dos processos e obstáculos a serem estudados. Para tanto foi utilizado a pesquisa bibliográfica que apresenta fases distintas, sendo compreendidas pela identificação das fontes, de localização e de compilação.
Para melhor compreensão do leitor, a primeira seção trata da Sustentabilidade, seu conceito e legislação, bem como métodos sustentáveis, coleta de lixo, proteção dos mananciais, mata ciliar e tratamento de esgoto. A segunda seção discorre sobre a qualidade de vida, com seus conceitos e legislação. A terceira seção fará a junção entre a sustentabilidade e qualidade de vida, como ambos podem caminhar na mesma direção. A quarta seção descreve as características do município de Nova Fátima – PR, evidenciando seus projetos de proteção do meio ambiente, a coleta seletiva, aterro sanitário, tratamento de água e esgoto, bem como as estratégias de ação para o saneamento básico no município.
Apresentam-se as considerações finais, respondendo aos objetivos propostos na execução deste
...