População com Deficiencia E inclusao no Mercado de Trabalho
Por: nicollymoreira • 18/5/2016 • Relatório de pesquisa • 492 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
População com deficiência e inclusão no mercado de trabalho
Existem várias limitações físicas, sensoriais e cognitivas que correspondem a diferentes níveis de dificuldade. Nos dias atuais o que determina a condição de deficiência é o entorno social, as possibilidades de acessibilidade e autonomia disponíveis para um indivíduo com deficiência. Quando falamos de Políticas Públicas que dá direito a pessoas com deficiência no caso da Lei de Cotas, por exemplo, para que não haja injustiças é necessário que exista um laudo para comprovar a doença, as doenças que fazem parte do mercado de trabalho é a deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência mental e deficiência múltipla.
As definições propriamente ditas dessas doenças não podem ser consideradas iguais para todos e nem é possível saber o estado de cada pessoa e a variável de cada doença, pensando nisso o Censo demográfico criou um questionário para que se possa saber o grau de dificuldade de cada deficiente dentro da sua deficiência. Assim é possível que as empresas quando vão contratar as pessoas com deficiência possam avaliar em que setor ela pode trabalhar, pois o questionário pergunta as limitações e o que consegue fazer dentro de sua deficiência.
O censo realizou pesquisas para que se soubesse a quantidade da população com deficiência e em 2000 foram constatado 14% da população, porem grande parte dessa população não pertenciam ao grupo de deficientes e sim ao grupo de idosos que possuem essas dificuldades. A pesquisa mais recente que foi em 2010 mostrou que apenas 2,5% da população são consideradas deficiêntes quando é preenchido o questionário de maneira correta, essa pesquisa mostrou apenas pessoas entre as idades de 20 a 59 anos que pertencem ao grupo de trabalhadores e participam do mercado de trabalho, o questionário do Censo é realizado pelo Ministério do Trabalho e emprego encaminhando assim os deficientes ao mercado de trabalho.
FLAVIA ESSE PRIMEIRO É PARA O TRABALHO ESCRITO.
AS PARTES DESSA PAGINA SÃO PARA OS SLIDES.
População com deficiência e inclusão no mercado de trabalho
Quando falamos de Políticas Públicas que dá direito a pessoas com deficiência no caso da Lei de Cotas, por exemplo, para que não haja injustiças é necessário que exista um laudo para comprovar a doença, as doenças que fazem parte do mercado de trabalho é a deficiência física, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência mental e deficiência múltipla.
O Censo demográfico criou um questionário para que se possa saber o grau de dificuldade de cada deficiente dentro da sua deficiência. Assim é possível que as empresas quando vão contratar as pessoas com deficiência possam avaliar em que setor ela pode trabalhar, pois o questionário pergunta as limitações e o que consegue fazer dentro de sua deficiência.
O questionário do Censo é realizado pelo Ministério do Trabalho e emprego encaminhando assim os deficientes ao mercado de trabalho.
...