Prática de Ensino em Educação Infantil
Por: Vinícius Brito • 20/9/2019 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Nome: Vinícius Machado de Brito Nascimento
RGM: 19196873
Tutor Assistente: Pedro Marciano
Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil
Atividades Reflexivas - Unidade I
O estágio supervisionado possibilita uma vivência muito importante no ambiente escolar, agregado ao aprendido com o material didático disponibilizado pelo curso. Trabalhei na Educação Infantil por três anos como Agente Educacional e hoje estagiando em outra unidade escolar, diferente da qual trabalhava, pude perceber que há certo padrão seguido pelas escolas da rede municipal.
O referencial Curricular Nacional para Educação Infantil nos diz que:
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (1998 p.24).”
Na unidade escolar onde realizei o estágio pude perceber um padrão, uma rotina seguida diariamente, desde a chegada dos alunos em sala de aula, formação da roda para cantar, lanche, brincadeira no parque, atividade em sala como: pintura, colagem, corte de papel... Banho, conto de histórias.
Percebi que a professora da sala deixa de ser um mero objeto de investigação e se torna o próprio sujeito da investigação, não se limitando apenas a generalizações dos conteúdos abordados pelos alunos, mas tornando-se o agente de mudanças, capaz de com seu senso critico adaptar o método conforme a situação da comunidade escolar. Sendo os sujeitos principais da mudança, desenvolvendo uma atividade reflexiva sobre a própria prática, pesquisando o próprio trabalho a fim de torná-lo de melhor qualidade.
Percebi que um dos problemas que dificultam essa postura de práxis docente é a comodidade com que a maioria dos professores reproduzem suas práticas, repetindo ações, que há muito tempo são realizadas em sala e que contraria um paradigma critico, cuja finalidade é a utilização de métodos plurais e reflexivos como forma de compreender a realidade. É preciso que os professores ultrapassem essas barreiras, mostrando motivação e se esforçando na busca de um diálogo pedagógico que priorize a criticidade e a reflexão.
Referências:
Universidade Cruzeiro do Sul EAD. Apostila I – Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano 6, n. 9, p. 75-94, jul. 2011.
...