Práticas de Ensino em Educação Infantil
Por: Andressa199625 • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 60 Visualizações
Nome: Andressa Salbego da Silva
RGM: 27155102
PLANO DE AULA
I. Tema: Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções de montagem.
II. Dados de identificação: Série: 2° ano do fundamental
Duração: 30 / 40 minutos
III. Objetivos: Construção do sistema Alfabético/Convenções da escrita: Pontuação.
IV. Conteúdos: Diga aos alunos que nesta aula irão observar e tentar descobrir a pontuação e a letra maiúscula que aparecem no texto de instrução de montagem, mais especificamente o ponto final.
V. Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01
VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): Inicialmente, retome as características de um texto de instruções de montagem: sua função, suas partes principais e como se estrutura. Nesse momento, os alunos apresentarão tudo o que sabem sobre esse gênero a partir do que já aprenderam e é importante que retomem as características das etapas do modo de fazer, que apresentam ações a serem desenvolvidas. Em seguida, cole na lousa um cartaz com o texto “Brinquedos educativos: Alfabeto de Tampinhas” e faça a leitura coletiva. É importante que neste cartaz as letras estejam num tamanho maior para facilitar a visualização do texto por toda a turma.
Tanto o cartaz como a folha que será entregue para os alunos devem estar em letra imprensa, justamente para que possam identificar o uso da letra maiúscula ao analisarem o texto. É importante ressaltar que, apesar de no início da alfabetização ser importante o uso da letra bastão (apenas maiúsculas), no decorrer deste processo é necessário que os alunos tenham contato e sejam desafiados a lerem diferentes tipos de letras, que estão presentes no cotidiano, e envolvem habilidades previstas na BNCC. Pergunte aos alunos o que eles observam, além das letras, no texto apresentado. É importante que eles também observem a pontuação no texto de instrução de montagem. Possivelmente os alunos irão comentar sobre a presença de números dos passos, ponto final, dois pontos, e vírgula (ainda que não nomeiem convencionalmente). Explique que neste momento, eles deverão investigar apenas o uso do ponto final.
Entregue, uma folha xerografada para cada criança com o mesmo texto e peça que identifiquem os pontos finais presentes nele, pintando-os de uma cor. Peça aos alunos que compartilhem em quais trechos localizaram o ponto final. À medida que socializam a localização dos pontos finais, vá marcando no cartaz.
Após a identificação do ponto final, os alunos poderão comparar o texto do quadro com o texto em mãos, analisando se marcaram pontos diferentes ou esqueceram de identificar algum ponto. Esse momento também é importante para a próxima etapa, onde os alunos identificarão a letra maiúscula. Como os pontos finais estarão marcados, ficará mais fácil perceberem que a letra maiúscula tem relação com essa pontuação.
VII. Recursos didáticos:
folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.
VIII. Avaliação:
A avaliação da aprendizagem, nessa presente proposta deverá seguir alguns critérios de linearidade e sem nenhuma intenção de classificar o aluno. Primeiro o professor irá observar a participação do aluno, se todos estão participando. Nessa perspectiva a avaliação será contínua e formativa, haja visto que o professor poderá através de sua observação atenta auxiliar os alunos que não estão conseguindo realizar a atividade, entendendo suas limitações e acompanhando os avanços da turma.
...