Pratica de Ensino
Por: Fernanda Figueiró • 25/11/2019 • Projeto de pesquisa • 263 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Nome: Fernanda Souza Figueiró
RGM: 22122508
O Estágio Supervisionado, caracteriza-se como componente Formativo que tem como mérito inserir o Futuro Professor no exercício da profissão , um encontro com a realidade escolar e , com as singularidades de uma sala de aula. A partir dessa compreensão , como exigência da Prática do Estágio Supervisionado o desenvolvimento da análise e da reflexão da prática para explicações das diferentes faces de como é o trabalho docente. Analisar e refletir para “nós” Professores compreendermos que as demandas da Educação , da Escola e do ensino deve ocorrer de forma sistemática.
É no Estágio Supervisionado que temos oportunidade de ensinar / aprender proporcionando ao futuro Professor reflexões a partir de questionamentos sobre: como a formação articula-se ás demandas da prática docente> Como reelaborar os conhecimentos da formação para atender as prática de ensinar? Que formação deve ser oferecida aos professores? E etc ..
A experiência profissional como Professora no estágio, revelou uma necessidade de superação da prática , essas práticas que comprometem-se com o cumprimento de exigências curriculares , muitas vezes orientadas para um simples preenchimento de fichas de atividade. Requer conhecimento e habilidade de ensino, aspectos influentes para a formação de um professor crítico e ao mesmo tempo criativo.
É preciso resgatar, no contexto de formação uma ideia de unidade entre teoria e prática.
Freire (1996), afirma que não há prática sem teoria e nem teoria sem prática, portanto penso que durante o processo formativo pode acontecer diferentes momentos de encontro com a prática e também no desenvolvimento de reflexão crítica possa acontecer nas diferentes disciplinas do curso.
...