Praticas de Ensino
Por: Mariangelacl • 14/10/2024 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 26 Visualizações
PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
Alun@: Mariangela |
RGM: |
Polo: |
Tutor: Cleiciane Campos |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Quando optamos por estudar pedagogia, entramos em um mundo no qual devemos nos atentar a diferentes práticas de ensino com diferentes tipos de crianças e criação familiar, devemos analisar de ponta a ponta o que faz de você uma boa professora orientadora na vida da sua comunidade, e o essencial, o que te move para essa profissão cada vez mais desvalorizada por diversos fatores.
Ao adentrar em uma sala de aula pela primeira vez, já podemos observar os olhinhos observadores dos nossos futuros alunos, e começar a compreender como cada um tem um olhar sobre aqueles que o cercam, e com qual intensidade conseguem se adequar a uma nova professora, e é a partir daquele momento que você já começa a trabalhar, o que você gostaria que a criança absorvesse de positivo na sua primeira impressão causada?
A maioria das crianças tem o sexto sentido aguçado, são naqueles primeiros 15 (quinze) minutos de uma breve apresentação é que você ganhará a confiança da maioria, lembrando que cada criança é singular e tem as suas maneiras de aceitação.
A importância do estágio durante o período do curso de pedagogia, pode te proporcionar na prática, com uma certa segurança, o que você pode ou não errar, e em caso de erro, como corrigir sem que isso afete o bom desenvolvimento curricular da criança e as rotinas necessárias dentro da unidade escolar, você como observador terá uma visão maior da situação aluno e professora e poderá começar a pensar, e se acontecesse comigo, o que eu faria?
Quando formados seremos responsáveis por uma classe de aluno, devemos ter uma prévia experiência em relações humanas com crianças, pais e diretores de unidade de ensino bem como uma boa convivência com seus colegas da unidade escolar, para que em determinados momentos críticos, se houver, você possa dar a melhor assistência ao seu aluno e garantir tranquilidade aos demais.
Somente na prática aprenderemos toda a teoria inclusa nos semestres anteriores, claro que se faz necessária, porém a prática é que vai ser absolvida com mais clareza, para quem ainda não teve oportunidade de educar uma criança em casa, o estágio é um excelente processo de aprendizado, ainda mais executando-os em uma creche, assim poderão observar as diferentes fases da criança.
Mas é claro que, quando já temos a experiência em casa com criança de 0 -5 anos. definidos nessa fase como educação infantil, podemos juntar fatores positivos e negativos do nosso cotidiano com práticas técnicas educativas pedagógicas e elevar o nosso nível de conhecimento trocando informações e vivências para que possamos cuidar e educar da melhor forma as crianças assistidas pela creche.
O saber lidar com as crianças através do brincar e educar, criando atividades que promovam a criação de memórias afetivas, para que elas recordem da fase da educação infantil com bons olhos e coração. Com o dia a dia de rotina em creche a criança se torna mais independente nas relações humanas, pois em todo o momento tem um adulto ou amiguinho ao seu redor, não é que tenha que desde cedo ser independente, mas que de alguma forma aquela unidade de ensino se torna uma extensão da sua casa, mas sem laços sanguíneos.
...