Prática de Ensino em Educação Infantil
Por: Franciele Figueiredo • 14/3/2023 • Projeto de pesquisa • 744 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Pedro Vasconcelos da Cruz | RGM: 16384342 |
Instituição: Cruzeiro do Sul | Data:10/2022 |
Curso: Pedagogia | |
Disciplina: Prática de ensino em educação infantil | |
Atividade: Atividade I |
Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática. A formação de professores é um assunto que vem sendo foco de muitas discussões nas unidades escolares, sendo tais diálogos de extrema importância para o ensino-aprendizagem dos educandos, para além dos cursos de formação, se faz necessário obter o conhecimento científico, a vivência escolar por meio da prática, onde por meio do estágio supervisionado possa haver a articulação entre a teoria e a prática. Segundo Almeida (1994), o estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve nos levar à reflexão sobre a formação que estamos recebendo. Este deve ser um momento analisado em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação.
A formação do docente não deve estar baseada somente na aquisição de conhecimentos específicos, tarefas diárias, ou seja, ela deve considerar também a prática, pois o docente primeiramente aprende para que assim possa atuar. Não basta saber o conteúdo a ser trabalhado, mas é fundamental saber ensinar, saber a forma como esse conteúdo deverá ser passado para o aluno, a fim de contemplar as necessidades para obtenção de resultados positivos sobre este processo educativo. O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre a sua própria prática. O período de estágio vai provocar uma retomada crítica pelo estagiário, levando-o a compreender a realidade em que deverá atuar. Por isso, no processo de formação, o estágio se constitui como fundamental, pois em meio a tanta teoria, este se faz relevante devido a sua ação. Ao observar a prática pedagógica, se faz necessário o contato com a sala de aula juntamente com a orientação do professor regente, para que haja uma aprendizagem significativa da docência. A inserção no ambiente escolar se faz necessária para que se concretize a ideia de como a teoria funciona na prática, do contato com a realidade presente no processo de ensino. França (2005, p.1) destaca: “Os futuros professores necessitam, frequentemente, entrar em contato com a realidade educacional através do contato com esses profissionais“. A aprendizagem da prática docente, além de proporcionar a aprendizagem da realidade em sala de aula, promove uma interação com a escola em sua totalidade, pois, além dos professores, ela é composta por outras pessoas que assumem diferentes funções no ambiente educacional, cabendo aos futuros professores a interação com o meio, dando a devida importância e atenção para todos.
...